TODOS OS CAMPEÕES DA COPA PAULISTA
texto pulicado originalmente no site escateiosp.com.br
A Copa Paulista de 2022 começa em menos de um mês. A partir do dia 1º de julho, 17 times disputam o título estadual e as vagas no cenário nacional: o campeão pode escolher entre disputar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil, enquanto o vice-campeão fica com a vaga restante.
Veja a seguir todos os campeões de Copa Paulista reconhecidos pela Federação Paulista de Futebol:
2021: São Bernardo
2020: Portuguesa
Dominante, a Portuguesa conquistou o primeiro título de Copa Paulista de sua história em 2020. Com a melhor campanha de um campeão desde 2003, a Lusa bateu o Marília na decisão, em jogos de bom nível tanto na ida quanto na volta, e levantou o troféu no Canindé.
2019: São Caetano
Na última edição de Copa Paulista com torcida no estádio, o São Caetano foi campeão ao superar o XV de Piracicaba na final, com vitória no Barão de Serra Negra e empate no Anacleto Campanella. Após o título inédito, o Azulão manteve a base do time e também conquistou a Série A2 do Paulistão em 2020.
2018: Votuporanguense
Em 2018, o Votuporanguense foi campeão superando a Ferroviária, que disputava sua terceira final consecutiva e tinha a melhor campanha da competição. Após dois empates por 1 a 1, o CAV venceu nos pênaltis e conquistou seu segundo título em apenas oito anos de existência.
2017: Ferroviária
Nenhum time disputou mais finais e semifinais de Copa Paulista do que a Ferroviária, campeã em 2017. A equipe de Araraquara superou a Inter de Limeira nos pênaltis e conquistou seu segundo título da competição, o primeiro desde 2006.
2016: XV de Piracicaba
O XV de Piracicaba conquistou seu primeiro e único título de Copa Paulista em 2016 ao vencer a Ferroviária. A equipe grená teve a melhor campanha do campeonato, mas perdeu nos pênaltis na Fonte Luminosa para o Nhô Quim, eliminado nas semifinais em 2013 e 2014.
2015: Linense
Na primeira de quatro finais seguidas decididas nos pênaltis, o Linense foi campeão diante do Ituano – também nas penalidades, o Elefante da Noroeste havia superado o Penapolense nas semifinais. O destaque da campanha foi o meia Thiago Humberto, artilheiro da competição com 11 gols, que segue no clube até hoje e conquistou o acesso na Série A3 em 2021.
2014: Santo André
Apesar de ter campanha inferior ao Botafogo, adversário na final, o Santo André conquistou seu segundo título de Copa Paulista em 2014 no tempo regulamentar: empatando em casa na ida e vencendo como visitante na volta. O primeiro título do Ramalhão havia sido em 2003.
2013: São Bernardo FC
Após conquistar a Série A2 em 2012, o São Bernardo conquistou a Copa Paulista de 2013 com a melhor campanha do campeonato. Após superar XV de Piracicaba e Inter de Limeira no mata-mata, o Bernô venceu o Audax nos pênaltis após empates na ida e na volta.
2012: Noroeste
Antes de bater na trave em 2013, o Audax já havia sido vice-campeão da Copa Paulista em 2012. O campeão naquela edição foi o Noroeste, que conquistou seu segundo título da competição com direito a vitórias na ida, em Bauru, e na volta, em São Paulo.
2011: Paulista
Superando o Comercial na final, com vitória em Jundiaí por 2 a 0 e derrota em Ribeirão Preto por 2 a 1, o Paulista se tornou o primeiro e único time a conquistar duas vezes seguidas a Copa Paulista – em 2010, foi campeão diante do Red Bull Brasil. Além disso, com três títulos, o Galo do Japi é o maior campeão do torneio estadual.
2010: Paulista
O Paulista conquistou seu segundo título da competição em 2010 pelos critérios de desempate. Após dois empates na decisão, o Galo do Japi levou a melhor sobre o Red Bull Brasil por ter a melhor campanha entre os finalistas.
2009: Votoraty
O primeiro e único título do Votoraty foi em 2009 e em grande estilo. Após perder a ida da final por 2 a 1 para o Paulista, em Jundiaí, o time de Votorantim aplicou um sonoro 5 a 1 na volta e fechou a ‘temporada perfeita’, já que havia sido campeão do Paulistão Série A3.
2008: Atlético Sorocaba
O extinto Atlético Sorocaba conquistou seu único título a nível principal em 2008, quando bateu o XV de Piracicaba na decisão da Copa Paulista. Após empate em Sorocaba, o título foi conquistado com vitória por 3 a 2, de virada, em pleno Barão de Serra Negra.
2007: Juventus
Na que provavelmente foi a final mais emocionante da competição até hoje, o Juventus venceu o Linense por ter a melhor campanha. Na Rua Javari lotada, o Moleque Travesso marcou o gol do título no último lance – um minuto após ficar em desvantagem – e levantou o que, até o momento, é seu último troféu. Foi o último torneio sob o nome de ‘Copa Federação Paulista de Futebol’.
2006: Ferroviária
Em 2006, a Ferroviária conquistou seu primeiro título ao superar o Bragantino na decisão, com vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino na ida, em Araraquara, e empate por 1 a 1 em Bragança Paulista.
2005: Noroeste
O Noroeste conquistou seu primeiro título em 2005 com direito a uma decisão recheada de gols. O Norusca venceu o Rio Claro por 3 a 2 na ida, em Bauru, e superou o adversário novamente fora de casa na volta, desta vez por 4 a 2.
2004: Santos
O único dos ‘quatro grandes’ de São Paulo a conquistar uma Copa Paulista foi o Santos. Atuando com um time B, o Peixe superou o Guarani com empate por 3 a 3 no placar agregado da final, já que tinha a vantagem do empate por ter a melhor campanha.
2003: Santo André
O Santo André conquistou seu primeiro título de copa em 2003, quando levantou o troféu da Copa Estado de São Paulo contra o Ituano. A conquista rendeu a vaga na Copa do Brasil de 2004, na qual o Ramalhão acabaria campeão superando o Flamengo-RJ, no Maracanã lotado, na final.
2002: São Bento*
Em 2002, a Copa Estado de São Paulo foi dividida por região. O São Bento conquistou a Copa Futebol Interior ao vencer o Jaboticabal na final. Enquanto isso, o Ituano foi campeão da Copa Mauro Ramos enfrentando o Santo André na decisão, porém esse título não é considerado oficial pela FPF. Dessa forma, apenas o São Bento é reconhecido como campeão em 2002.
2001: Bandeirante
O Bandeirante conquistou seu primeiro e único título de copa em 2001, quando conquistou a Copa Coca-Cola ao bater o União Barbarense na final. O campeonato teve amplo patrocínio da marca de bebidas e, desde então, a FPF organizou pelo menos uma Copa Paulista em todas as temporadas, com duas edições distintas em 2002.
1999: Paulista
O Paulista, então sob nome de Etti Jundiaí, foi o primeiro campeão de Copa Paulista nos moldes atuais. Em 1999, o Galo do Japi não perdeu uma única partida durante toda a campanha e carimbou o título diante do Ituano na final. Até hoje, o time de Jundiaí é o único campeão invicto na competição estadual.
Comments are closed.