Aí está uma boa polêmica, uma ótima discussão. Para mim a resposta é sim.
Desde que o campeonato brasileiro, então chamado Torneio Roberto Gomes Pedrosa, ou Robertão, passou a ter os times de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, em 1967, o Brasil descobriu que tinha 14 grandes times.
Eram 14 e não 12 porque a Portuguesa de Desportos e o América do Rio eram grandes, bem grandes.
Tinham ótimos times e apesar de não ganhar campeonatos, ainda tinham uma boa torcida. Mas o tempo tratou de deixar esses dois times para trás. E a partir dos anos 1990, ficamos fixados em 12 grandes times.
Falo em time e não em clube. Existem clubes grandes que não praticam futebol. Os maiores exemplos são o Pinheiros e o Paulistano de São Paulo. Dois gigantes, mas sem futebol.
Então ficamos com os chamados 12 grandes times. A saber: Fluminense, Vasco da Gama, Flamengo e Botafogo do RJ; Cruzeiro e Atlético de MG; Grêmio e Internacional do RS e Palmeiras, santos, Corinthians e São Paulo de SP.
E o que define se um time é grande? Boa pergunta essa ein meu amigo leitor?
Tamanho de torcida? Títulos? Estádio? Grandes jogadores?
Penso eu que é uma somatória disso tudo. Mas o futebol é cíclico e a história comprova isso. Já tivemos esses times acima citados passando por cada fase ruim.
Alguns ficaram 20 anos sem ganhar campeonatos, outros viram a torcida sumir por algum tempo. Mas continuaram grandes, se mantendo nesse patamar.
Mas vira e mexe são esses 12 os protagonistas de nosso futebol. E eu não tenho dúvida nenhuma em relação ao seguinte: É muito mais fácil um time grande virar pequeno (vide os exemplos de Portuguesa e América) do que um pequeno virar grande. Bragantino, Coritiba, Guarani e São Caetano são alguns que flertaram com a grandeza mas voltaram a ser pequenos.
Claro que Bahia, Ceará, Vitória, Fortaleza, Sport, Náutico e santa Cruz são grandes em seus estados. Mas não tem representatividade em outras regiões do país.
Hoje o time que eu acho ter a grande condição de ser o 13º grande é o Athético Paranaense. O Furacão tem uma grande torcida no Paraná, um maravilhoso estádio e tem montados excelentes times. Já foi campeão brasileiro, vice da Libertadores e é o atual campeão da Sul Americana.
Alguns dos 12 estão passando por maus momentos. Falta de títulos, quedas de divisão, falta de torcida no estádio e times sem grandes jogadores. Todo cuidado é pouco para esses times. Juízo!!
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.