Foi em 1982. No campeonato brasileiro daquele ano. Já fiz um post nessa seção falando da estreia do time com vitória sobre o Grêmio.
A vitória sobre o Botafogo foi válida pelo segundo turno da segunda fase do torneio. A Águia venceu por 1 a 0, gol de pênalti cobrado pelo zagueiro Darcy. No primeiro turno, em São José dos Campos houve empate em 0 a 0. Uma vitória histórica para o futebol joseense.
Aliás, em sua segunda e última participação no Brasileirão da Série A em 1990, o São José derrotou mais uma vez o Botafogo fora de casa por 1 a 0.
Só que a partida foi realizada no Estádio Caio Martins em Niterói (RJ), onde o Fogão mandava seus jogos naquele ano. O ex-flamenguista Peu marcou o gol da vitória joseense.
O time já havia jogado no Maracanã em 1977, quando ainda era chamado de Azulão do Vale. Foi um jogo amistoso contra a Seleção Brasileira de Novos que ganhou a partida por 2 a 1, em uma preliminar da Seleção principal que fez o jogo de fundo empatando com a Inglaterra em 0 a 0 em partida amistosa.
E em sua segunda vez no ex-maior estádio do mundo, conseguiu essa vitória espetacular.
O Botafogo não fez um bom campeonato, tanto que não se classificou para terceira fase, pois ficou atrás do São José e do Londrina que se classificaram no grupo. Não era mais aquele bom time de 1981 que chegou as semifinais do Brasileirão. Mas ainda tinha jogadores como o goleiro Paulo Sérgio que iria para Copa da Espanha naquele ano, Perivaldo, o atacante Mirandinha que fez grande sucesso depois no Palmeiras e o habilidoso meia Mendonça.
A campanha da Águia, ao contrário, foi excelente. O time terminou em 12º lugar na classificação geral entre 44 participantes. Além das vitórias contra Botafogo e Grêmio, conseguiu empatar duas vezes em 0 a 0 com o Atlético Mineiro. Um jogo em casa e outro no Mineirão, válidos pela primeira fase.
Confira a ficha desse jogo que ficou marcado para sempre na história do São José EC
BOTAFOGO 0 x 1 SÃO JOSÉ
Dia 14 de março de 1982 válido pelo Brasileirão
Local: Maracanã (RJ)
Árbitro: Rui Canedo do Rio Grande do Sul
Público: 15.224 pagantes
Gol: Darcy de pênalti aos 28 minutos do segundo tempo
Botafogo: Paulo Sérgio, Perivaldo, Gaúcho, Osvaldo e Washington; Almir, Wescley e Mendonça; Geraldo, Té (Mirandinha) e Jérson. Técnico: Jorge Vieira
São José: Ivan, Sótter, Darcy, Ademir Gonçalves e Reinaldo; Gerson Andreotti, Ademir Melo e Tata; Edinho, Tião Marino e Niltinho (Eli Carlos) Técnico: Fidélis
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.