No dia 4 de maio de 1980, Roberto Dinamite fazia história no duelo entre Vasco e Corinthians, no Maracanã, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro.
A partida marcou a volta do ídolo e artilheiro Roberto Dinamite ao Gigante, após rápida passagem pelo Barcelona – ESP. Na ocasião, após ver o Corinthians abrir o placar aos 11 minutos da primeira etapa, Dinamite logo tratou de colocar o Vasco em vantagem, marcando simplesmente cinco gols. Foi um jogo espetacular do artilheiro cruzmaltino.
Já falei de Edmundo que marcou 6 gols também pelo Vasco contra o União de Araras, mas os 5 gols de Dinamite, pelo caráter da partida e quilate do adversário, são mais importantes.
“Fiz mais de mil partidas em toda a minha carreira, mas uma especial me marcou. Foi quando voltei para o Brasil, vindo da Espanha, em 1980, e fiz cinco gols no Corinthians. Não foi um jogo diante de qualquer time, foi contra o Corinthians, que tinha Sócrates, Caçapava, Jairo… Fazer 5 a 2 no Corinthians é muito difícil. Joguei profissionalmente por 20 anos e não me lembro de outro jogador que tenha tido a honra de marcar cinco gols contra o Corinthians. Isso é marcante para qualquer atleta.
Não esperava fazer tantos gols, mas começou a sair um atrás do outro. Eu tive seis oportunidades e marquei cinco. O Vasco, como um todo, jogou muito bem e isso facilitou as coisas para mim. Tenho de ressaltar que contei com a colaboração de todo o grupo. Fiquei seis meses no Barcelona e a experiência não foi o que eu imaginava. Aí retornei para o Vasco e reencontrei o Maracanã cheio, com mais de 100 mil pessoas.
A minha expectativa era muito grande. Era a volta para a minha casa, para as minhas origens, para a família vascaína. Tudo tinha um significado muito especial.” afirmou o ex-craque vascaíno.
Ficha do Jogo
VASCO DA GAMA 5 X 2 CORINTHIANS
Local: Maracanã dia 04/05/1980
Árbitro: Carlos Rosa Martins (RS)
Público: 107.474 pagantes
Gols: Caçapava aos 11 minutos, Roberto Dinamite aos 13, 27, 37 e 39 e Sócrates (pênalti) aos 43 minutos do primeiro tempo; Roberto Dinamite aos 27 minutos do segundo tempo.
Vasco: Mazarópi, Orlando, Juan, Léo e Paulo César; Dudu, Jorge Mendonça e Guina; Catinha (Paulo Roberto), Roberto Dinamite e Paulinho ( Aílton). Técnico: Orlando Fantoni
Corinthians: Jairo, Zé Maria, Mauro, Amaral e Wladimir; Caçapava (Djalma) Sócrates e Basílio; Píter, Geraldão (Toninho) e Wilsinho. Técnico: Jorge Vieira
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.