Campeão do Paulistão 2020, Vanderlei Luxemburgo torna-se o treinador com o maior número de títulos na história do Campeonato Paulista. Com nove conquistas, o técnico palmeirense se isola em relação a Luis Alonso Peres, o Lula, que venceu oito taças no comando do Santos na década de 1960. Luxemburgo conquista tal feito em quatro clubes diferentes.
Ganhou seu primeiro campeonato em 1990 dirigindo o Bragantino numa final histórica por ter sido entre dois times do interior. O Braga ganhou do Novorizontino na decisão.
Em 1993 foi para o Palmeiras depois de não ter dado certo no Flamengo em 1991. E no Verdão viveu dois anos de glórias e se tornou respeitado como um dos maiores técnicos do Brasil.
Além de ser bi-campeão paulista foi também bi brasileiro e campeão do Rio-São Paulo/93.
Após boas passagens por Santos e Corinthians, chegou à Seleção Brasileira em 1998, sem conseguir ficar no cargo até a próxima Copa. Voltou para o Corinthians onde conquistou o quinto estadual da carreira em 2001, superando Armando Del Debbio, até então o terceiro maior vencedor do estadual, com quatro títulos.
Com novo ápice na carreira após grandes trabalhos em Santos e Cruzeiro, chegou ao Real Madrid, da Espanha, onde ficou apenas uma temporada. No retorno ao Brasil reassumiu o time do Santos FC vindo a conquistar mais um bicampeonato paulista em 2006 e 2007. Luxa alcançava Osvaldo Brandão com sete canecos do Paulistão.
De volta ao Palmeiras em 2008, conquistou o primeiro tricampeonato pessoal do Paulistão e chegou ao topo da lista dos técnicos vencedores do estadual de São Paulo ao empatar com Luis Alonso Peres, o Lula, técnico do Santos que dominou o torneio na década de 1960. Agora estava 8 a 8.
Com o nono título ganho no sábado dia 08 de agosto, Luxemburgo também se isola como o quarto maior vencedor do estadual de São Paulo no geral. O líder dessa lista é Pepe, maior vencedor como jogador com 11 títulos com a camisa santista. Como técnico ganhou outras duas taças -com Santos e Inter de Limeira-, superando o recorde que era de Armando Del Debbio. Com oito títulos como jogador, todos pelo Corinthians, ainda ganhou outros três como técnico do alvinegro e mais um pelo Palmeiras. Também à frente de Vanderlei Luxemburgo nessa lista está o Rei Pelé, com 10 taças.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.