Time do jogo: Darcy, Gerson Andreoti, Sotter, Campina, Ademir Gonçalves e Ivan; Edinho, Ademir Mello, Tião Marino, Esquerdinha e Nenê.
No post anterior destaquei a maior vitória do Taubaté sobre o São José na história do chamado “Clássico do Vale”. Foi na final da Divisão Intermediária em 1979. Veja abaixo.
Agora vou falar daquela que considero ter sido a maior vitória da Águia sobre o Burro nesses confrontos.
O ano era 1981 e o São José disputava pela vez primeira o principal campeonato paulista de futebol. O time fez uma campanha sensacional, disputando até mesmo o título do segundo turno do torneio contra o São Paulo FC. A Águia ganhou o primeiro jogo no Martins Pereira por 1 a 0 gol de Ademir Melo e perdeu o segundo no Morumbi por 3 a 2. Como o Tricolor tinha melhor campanha, ficou com a vaga para a final contra a Ponte Preta que havia ganhado o primeiro turno.
Naquele tempo as vagas para o campeonato brasileiro eram definidas pela campanha dos times no campeonato estadual do ano anterior. Sendo assim, os sete melhores do campeonato paulista de 1981 somando-se os pontos dos dois turnos completos iam para o campeonato nacional de 1982. Os classificados foram São Paulo, Ponte Preta, Guarani, Santos, XV de Jaú, Internacional de Limeira e São José EC. Vejam que Palmeiras e Corinthians não obtiveram vagas e foram obrigados a jogar a chamada Taça de Prata no ano seguinte.
E a vaga do São José foi conquistada na última rodada do campeonato paulista de 1981 justamente num jogo contra o maior rival e na casa do adversário. A Águia venceu por 1 a 0 gol do ponta esquerda Nenê e festejou em pleno Joaquinzão a vaga para o principal torneio nacional do ano seguinte, onde, diga-se de passagem foi muito bem, terminando em 13º lugar entre 44 participantes.
Confira a ficha deste jogo inesquecível
TAUBATÉ 0x1 SÃO JOSÉ
Dia 18 de Outubro de 1981 no Estádio Joaquim de Moraes Filho (Joaquinzão) em Taubaté
Árbitro: Márcio Campos Salles
Público pagante: 13.363
Gol: Nenê aos 27 minutos do primeiro tempo
Taubaté: Wágner; Cleto, Dequinha, Dias e Betinho; Carlos Alberto, China (Nenê) e Toninho Taino; Jarbas, Adilson e Lira (Antônio Carlos) Técnico: Pedro Virgílio Rocha
São José: Ivan; Sotter, Darcy, Ademir Gonçalves e Campina; Gerson Andreotti, Ademir Mello e Esquerdinha; Edinho, Tião Marino e Nenê. Técnico: José Maria Fidélis
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.