Em 1966, depois de dois acessos consecutivos, o time jogou pela vez primeira o principal campeonato de acesso do futebol paulista
Ainda como EC São José, o Formigão do Vale, o São José disputou no ano de 1966 seu primeiro campeonato paulista da atual A2. O nome era diferente, mas o objetivo o mesmo de agora: subir para principal divisão do futebol bandeirante.
O clube vinha de dois acessos seguidos nos anos anteriores. Em 1964 foi campeão da quarta divisão e em 1965 ganhou o campeonato da terceira divisão.
O campeonato contou com participação de 24 times que foram divididos na primeira fase em dois grupos com 12 times cada, classificando para segunda fase os quatro melhores colocados de cada chave.
O São José ficou na chave Paulo Machado de Carvalho e teve como adversários as seguintes equipes:
XV de Piracicaba, Ferroviária de Botucatu, Ponte Preta de Campinas, Paulista de Jundiaí, Nacional da Capital, Esportiva de Guará, Estrada Ferro Sorocabana de Sorocaba, Irmãos Romano de São Bernardo do Campo, Taubaté, XV de Jaú e Jabaquara de Santos.
Após 22 jogos (2 turnos completos) a atual Águia do Vale não conseguiu se classificar para sequência do torneio, pois ficou em sexto lugar com 20 pontos conquistados. É bom lembrar que na época a vitória valia 2 pontos e não 3 como passou a ser adotada em 1995.
A campanha foi de 8 vitórias 4 empates e 12 derrotas. O time marcou 27 gols e sofreu 31.
A estreia do São José na história da A2 ocorreu dia 8 de maio de 1966.
O time enfrentou o Irmãos Romano em São Bernardo do campo e foi derrotado pr 1 a 0.
A primeira escalação da história do São José na A2 foi esta: Sérgio Valentim, Carlinhos, Alemão e Ajato; Adhemar Alves e Teodoro; Bolacha, Leônidas, Zé Luiz Pantera, Valdir e Bicudo. Técnico: Diede Lameiro
Deste time, Sérgio Valentim brilhou No São Paulo FC entre 1970 e 1974, sendo inclusive convocado para seleção brasileira em 1972; Teodoro foi destaque na Ponte Preta e no São Paulo entre 1969 e 1978 e Zé Luiz Pantera foi um dos grandes artilheiros da Ferroviária de Araraquara por vários anos.
A grande campeã foi a Ferroviária de Araraquara que na final derrotou o XV de Piracicaba e subiu para primeira divisão do futebol de São Paulo em 1967.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.