SÃO BERNARDO FC
Depois de ficar na semifinal no ano passado, o São Bernardo FC conquistou o acesso à elite estadual na noite desta quinta-feira (27) após superar o Oeste em Barueri, nos pênaltis por 5 a 3. A partida terminou empatado por 1 a 1 no tempo normal. A equipe do ABC disputou o Paulistão pela última vez em 2017 e chega à decisão do Paulistão A2 Sicredi após superar dois favoritos. Essa será a sétima participação na principal divisão estadual.
Quinto colocado na primeira fase, o São Bernardo FC foi a única equipe a superar um adversário que tinha vantagem de jogar em casa o segundo jogo das quartas de final. Diante do Atibaia -que ficou em quarto- o time do ABC venceu em casa e conquistou o empate nos minutos finais em São José dos Campos para ficar com a vaga.
Na semifinal o clube do ABC buscou o acesso nos pênaltis. Após conquistar o empate em casa já perto do fim do primeiro jogo, a equipe comandada por Ricardo Catalá buscou o acesso fora de casa, em Barueri, com uma igualdade por 1 a 1, e vitória nos pênaltis por 5 a 3.
Em busca do bi
No futebol profissional desde 2005, o São Bernardo FC vai disputar o primeiro escalão do futebol de São Paulo pela sétima vez na história. A primeira vez foi em 2011, quando caiu para conquistar o título da Série A2 no ano seguinte. De volta, permaneceu entre os grandes de 2013 a 2017, quando disputou as quartas de final de 2016 e foi derrotado pelo Palmeiras.
ÁGUA SANTA
O Água Santa está de volta à elite do futebol de São Paulo. Após campanha invicta na primeira fase e eliminar a tradicional Portuguesa nas quartas de final, o time de Diadema superou o Rio Claro na semifinal e garantiu o acesso para o Paulistão da A1 em 2022. Essa será a sua terceira vez no Paulistão, de onde caiu no ano passado.
Segundo colocado na primeira fase do Paulistão A2 o Água Santa teve o segundo melhor ataque e a terceira melhor defesa desta etapa em que passou sem derrotas. Nas quartas de final venceu a Portuguesa por 2 a 0, no Canindé, no jogo de ida, mas mesmo derrotado pela primeira vez na competição no jogo da volta -por 2 a 1-, garantiu a classificação à semifinal.
Nos confrontos em que decidiu o acesso contra o Rio Claro, a equipe comandada por Sérgio Guedes repetiu o feito da etapa anterior e venceu na casa do rival, por 2 a 0, e encaminhou a classificação. O empate -2 a 2- na volta, sacramentou o acesso à elite paulista.
Título inédito
Além do acesso à elite pela terceira vez, o time do Água Santa também está classificado à decisão do título que é inédito na sua história. Na disputa profissional desde 2013, o clube subiu em 2015 e 2019, ficando com a quarta e terceira posição, respectivamente.
Presente no regulamento do Paulistão desde 2011, a fase de quartas de final não é tradicional na história do torneio. Em formato mata-mata, a de 2021 será apenas a 13ª disputada desde 1902, quando aconteceu a primeira edição do Campeonato Paulista. Essa é a quarta vez em que os quatro maiores campeões não estarão juntos nesta etapa da competição. Palmeiras e São Paulo nunca se ausentaram.
A primeira vez que o regulamento do torneio contou com quartas de final em sistema mata-mata foi em 2003, quando o Santos ficou de fora. No ano seguinte foi a vez de o Corinthians, campeão do ano anterior, ser ausência nesta fase. São Caetano e Paulista decidiram aquele título.
A disputa eliminatória entre os oito melhores da competição volta a acontecer a partir de 2011. Em 2014, o Corinthians ficou novamente fora da disputa, feito negativo que o Santos repete nessa temporada. Palmeiras e São Paulo participaram de todas as 13 quartas de final que aconteceram na história do Campeonato Paulista, já considerando a desta temporada.
Aproveitamento
Presentes em todas as 12 quartas de final da história, Palmeiras e São Paulo tem aproveitamentos diferentes. O time do Palestra Itália foi eliminado duas vezes -em 2012 e 2013-, enquanto o São Paulo ficou fora em quatro oportunidades -em 2004, 2014, 2016 e 2020.
Com 11 participações, o Corinthians é quem tem o melhor desempenho nesta fase, já que foi eliminado apenas em uma oportunidade: em 2012 quando foi derrotado pela Ponte Preta. Com o mesmo número de participações, o Santos acumula duas eliminações, quando foi superado pela Ponte Preta em 2017 e 2020.
Quadrangulares
Em duas oportunidades, as oito melhores equipes do torneio jogaram quadrangulares para apurar os semifinalistas da competição. Em 1983 e 2000, Corinthians e São Paulo foram campeões após superar quartas e semifinais da competição.
As quartas de final na história do Campeonato Paulista:
2021
Corinthians
Inter de Limeira
São Paulo
Ferroviária
Red Bull Bragantino
Palmeiras
Mirassol
Guarani
2020
Campeão: Palmeiras
Vice: Corinthians
Semifinalistas: Mirassol e Ponte Preta
Eliminados nas quartas: Santos, Santo André, São Paulo e Red Bull Bragantino
2019
Campeão: Corinthians
Vice: São Paulo
Semifinalistas: Palmeiras e Santos
Eliminados na quartas: Red Bull Brasil, Novorizontino, Ferroviária e Ituano
2018
Campeão: Corinthians
Vice: Palmeiras
Semifinalistas: São Paulo e Santos
Eliminados nas quartas: Bragantino, São Caetano, Novorizontino e Botafogo
2017
Campeão: Corinthians
Vice: Ponte Preta
Semifinalistas: Palmeiras e São Paulo
Eliminados nas quartas: Botafogo, Linense, Novorizontino e Santos
2016
Campeão: Santos
Vice: Audax
Semifinalistas: Palmeiras e Corinthians
Eliminados nas quartas: São Bento, São Bernardo FC, São Paulo e Red Bull Brasil
2015
Campeão: Santos
Vice: Palmeiras
Semifinalistas: Corinthians e São Paulo
Eliminado nas quartas: Ponte Preta, Red Bull Brasil, Botafogo e XV de Piracicaba
2014
Campeão:Ituano
Vice: Santos
Semifinaistas: Palmeiras e Penapolense
Eliminados nas quartas: Botafogo, Ponte Preta, Bragantino e São Paulo
2013
Campeão: Corinthians
Vice: Santos
Semifinalista: São Paulo e Mogi Mirim
Eliminados nas quartas: Ponte Preta, Palmeiras, Penapolense e Botafogo
2012
Campeão: Santos
Vice: Guarani
Semifinalistas: São Paulo e Ponte Preta
Eliminados nas quartas: Palmeiras, Mogi Mirim, Bragantino e Corinthians
2011
Campeão: Santos
Vice: Corinthians
Semifinalistas: São Paulo e Palmeiras
Eliminados das quartas: Ponte Preta, Oeste, Portuguesa e Mirassol
2004
Campeão: São Caetano
Vice: Paulista
Semifinalistas: Santos e Palmeiras
Eliminados nas quartas: São Paulo, Ponte Preta, União Barbarense e
Portuguesa Santista
2003
Campeão: Corinthians
Vice: São Paulo
Semifinalistas: Palmeiras e Portuguesa Santista
Eliminados nas quartas: União Barbarense, Santo André, São Caetano e
Guarani
Nos quadrangulares
2000
Campeão: São Paulo
Vice: Santos
Semifinalistas: Corinthians e Palmeiras
Eliminados nas quartas: Portuguesa, Guarani, Ponte Preta e Rio Branco
1983
Campeão: Corinthians
Vice: São Paulo
Semifinalistas: Palmeiras e São Paulo
Eliminados nas quartas: Ponte Preta, São Bento, Portuguesa e Santo André
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.