Na manhã desta segunda-feira (26), a Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e a Federação Paulista de Ciclismo (FPC), realizou uma coletiva de imprensa para oficializar a cidade-sede do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2024. O evento foi no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana.
É a primeira vez que São José dos Campos será palco do maior campeonato internacional de ciclismo do continente. O município está preparado para receber cerca de 400 pessoas, entre comissões técnicas e atletas, em busca da tão sonhada vaga olímpica. O Pan-americano de Ciclismo acontece entre os dias 20 e 26 de maio, com mais de 15 nações participantes.
O anúncio oficial contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, o presidente da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI), José Manuel Peláez, o presidente da Comissão Pan-Americana de Ciclismo de Estrada, Maurício Vargas, o presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio Facex e autoridades do município.
“Esse será praticamente o último grande desafio para os atletas do continente antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, poder ser país-sede de uma competição dessa importância em um momento tão especial nos enche de orgulho e gratidão por toda confiança depositada em nosso trabalho. Vamos nos esforçar para entregar um excelente evento”, destacou José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC.
Durante a coletiva, foi apresentado o planejamento para a realização das provas de resistência e contrarrelógio nas categorias Elite, Sub23 e Junior.
Segundo o presidente da Copaci, José Peláez, o Pan-Americano será de alto nível para os atletas e fãs do ciclismo. “É com grande entusiasmo que confirmamos a realização do Pan-Americano de Estrada no Brasil. Será uma incrível oportunidade para fortalecer os laços entre as nações promovendo valores de amizade, respeito e superação”, afirmou.
O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Governo do Estado de São Paulo.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida
Time chegou a 8 jogos seguidos sem sofrer gols no atual campeonato da A2. Isto só havia acontecido no campeonato de 1980, quando o clube foi campeão
Ao empatar em 0 a 0 com o Linense no último dia 24 de fevereiro, o São José repetiu o feito do time campeão da A2 de 1980. Equipe não sofre gols a 8 jogos.
Confira os jogos deste ano e também de 1980
2024
1) 1×0 Capivariano no Martins Pereira – 27/01
2) 1×0 Rio Claro – Martins Pereira -31/01
3) 0x0 XV de Piracicaba – Barão da Serra Negra em Piracicaba – 03/02
4) 5×0 Juventus – Martins Pereira – 07/02
5) 2×0 Monte Azul – Otacília Arroyo em Monte Azul – 10/02
6) 4×0 Comercial – Marins Pereira – 17/02
7) 0x0 Taubaté – Joaquinzão em Taubaté – 21/02
8) 0x0 Linense – Gilbertão em Lins – 24/02
1980
1) 1×0 Jabaquara – Estádio Espanha em Santos – 24/08
2) 2×0 Palmeiras de SJ Boa Vista – em SJBV.. 07/09
3) 1×0 Portuguesa Santista – Martins Pereira – 10/09
4) 0x0 Paulista de Jundiaí – em Jundiaí – 14/09
5) 1×0 Ginásio Pinhalense – Martins Pereira – 21/09
6) 1×0 Nacional- em S Paulo – 24/09
7) 2×0 Jabaquara – Martins Pereira – 28/09
8) 0x0 Aliança de São Bernardo – Pacaembu – SP – primeiro jogo da semifinal
Jogo será o de número 69 na história entre os dois rivais. São José tem vantagem de 1 vitória no confronto
Desde 2015 não acontece o chamado Clássico do Vale. O jogo entre São José e Taubaté será disputado este ano no Joaquinzão em Taubaté valendo pela 10ª rodada do campeonato paulista da série A2.
Após 9 rodadas jogadas a Águia do Vale lidera de maneira invicta o campeonato com 7 vitórias e 2 empates. Tem o melhor ataque e a melhor defesa do certame além do artilheiro que é João Gabriel.
Já o Burro da Central faz campanha irregular com 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Marcou e sofreu 9 gols.
Confira o retrospecto deste grande clássico que começou a ser disputado em 1964.
Jogos: 68
Vitórias do São José: 22
Vitórias do Taubaté: 21
Empates: 25
Gols Do São José: 62
Gols do Taubaté: 65
1º jogo: dia 01 de maio de 1965 em São José dos Campos. Empate em 1 a 1. Amistoso
Último jogo: dia 22 de fevereiro de 2015 em Taubaté. Empate em 1 a 1. Série A-3
Resultado mais constante: 1×0 em 19 jogos
Jogos em São José: 34
Jogos em Taubaté: 33
Campo Neutro: 1 em São Paulo, no estádio Palestra Itália
Competição mais inclusiva do pais reúne 92 clubes e pagará premiação recorde a todos os participantes; Sete campeões entram nesta fase. Grêmio foi o primeiro campeão em 1989
Competição mais inclusiva do Brasil, a edição de 2024 vai estabelecer um novo recorde de premiação. As cotas de todas as fases foram reajustadas acima da inflação. Além da premiação milionária, o campeão garante vaga na Libertadores de 2025.
“A Copa Betano do Brasil é a competição mais inclusiva da história. Torcedores de todas as partes do país vão se mobilizar a partir desta terça-feira para vibrar pelos seus clubes. O formato consagrado do mata-mata da competição garante emoção até o final. Com o apoio dos nossos patrocinadores, estamos conseguindo a cada ano tornar a competição cada vez mais atraente do ponto de vista esportivo e financeiro”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“Tenho a certeza que a edição de 2024 será ainda mais sensacional para clubes e torcedores”, completou.
SETE CAMPEÕES
A primeira fase da Copa Betano do Brasil contará com 80 clubes. Nessa etapa, serão 40 confrontos. As equipes que entram em ação neste primeiro momento classificaram-se por estaduais ou critérios estabelecidos por federações locais. Neste ano de 2024 sete campeões da Copa já entram na primeira fase. São eles :Cruzeiro, Sport, Vasco, Internacional, Juventude, Criciúma e Corinthians.
A definição do classificado vai se dar em jogo único, na sede da equipe em posição inferior no Ranking Nacional de Clubes (RNC). Em caso de empate, o time visitante avança no torneio.
Na segunda fase, esses 40 clubes se enfrentam também em jogo único, com uma mudança: se houver empate, a vaga será definida em cobranças de pênaltis.
Já a terceira fase será formada por 32 clubes – os 20 egressos das duas fases iniciais e mais os 12 times classificados diretamente por critérios técnicos, já com jogos de ida e volta, sistema que prosseguirá nas oitavas, quartas, semifinais e na decisão da Copa Betano do Brasil.
NOVE ESTREANTES
A edição de 2024 da Copa Betano do Brasil conta com nove equipes estreantes: Água Santa-SP, Amazonas-AM, Audax-RJ, Capital-TO, Grêmio Sampaio-RR, Itabuna-BA, Manauara-AM, Olaria-RJ e Petrolina-PE.
A Copa reúne clubes de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal.
Num país com dimensões continentais, pode-se ter a ideia da abrangência da competição citando a distância entre as sedes de São Raimundo e Grêmio Atlético Sampaio (GAS), dois clubes de Boa Vista, em Roraima, e a casa de Caxias e Juventude, dois times de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
São 5.300 quilômetros que separam essas duas cidades, numa viagem de carro que levaria em torno de 73 horas. Essas quatro equipes estão na Copa do Brasil de 2024.
Para efeito de comparação, uma viagem de carro de Lisboa para Moscou, atravessando de uma ponta a outra a Europa, corresponderia a uma distância aproximada de 4.600 quilômetros, num percurso estimado de 50 horas.
O Cruzeiro é o maior vencedor da Copa com 6 títulos conquistados. O Grêmio tem 5 enquanto Palmeiras e Flamengo venceram por 4 vezes.
Em 1970, o antigo Formigão do Vale disputou seu primeiro campeonato na nova casa. Foi a Série A2 daquele ano
O torneio teve a participação de 17 clubes e foi dividido em sua primeira fase em dois grupos . ( times no A e 8 no B.
O São José ficou no grupo B e jogou em turno e returno contra as seguintes equipes: Bragantino, Nacional de São Paulo, Saad de São Caetano do Sul, União Barbarense de Santa Bárbara do Oeste, Vasco da Gama de Americana, Francana e Corinthians de Santo André.
O Formigão ficou em quinto lugar no grupo com uma campanha de 14 jogos, obtendo 4 vitórias; 6 empates e 4 derrotas. Marcou 13 gols e sofreu 15.
O regulamento do campeonato previa que apenas os 2 melhores de cada chave passariam para semifinal.
Os classificados foram Corinthians de Presidente Prudente, Noroeste de Bauru, Nacional de São Paulo e Bragantino.
Nas semifinais o Nacional eliminou o Corinthians enquanto que o Noroeste bateu o Bragantino.
Na decisão o time de Bauru sagrou-se campeão da A2 de 1970 , após empatar o primeiro jogo por 1 a 1 e vencer o segundo por 1 a 0. Ambas as partidas foram realizadas no estádio Palestra Itália em São Paulo.
O primeiro jogo oficial no atual estádio Martins Pereira ocorreu dia 17 de maio de 1970, com o time joseense empatando em 0 a 0 com o Bragantino.
A equipe formou com Edson Mug, Celso, Alemão, Leonardo e Maurício; Golê e Luiz Gonzaga; Sílvio (Ferreirinha), Mazola, Adílson e Valdir. Técnico: Oswaldo Everaldo Alkinins.
O técnico Oswaldo foi demitido pela diretoria do São José após o jogo e em seu lugar ficou o interino Jorge Pinto de Souza. O professor Diede Lameiro assumiu o time na terceira rodada.
A Prefeitura de São José dos Campos divulgou nesta quarta-feira (31) o calendário do Circuito Joseense de Corridas de Rua de 2024.
A temporada terá 15 provas, totalizando mais de 230 quilômetros de percursos em diversas regiões da cidade. As provas variam de distância em 5 quilômetros, 10 quilômetros, 15 quilômetros e meia maratona (21 quilômetros).
O calendário do circuito se inicia no próximo dia 10 de março (domingo) e finaliza na véspera de ano novo, no dia 31 de dezembro.
A Prefeitura organiza duas dessas provas, ambas com inscrições gratuitas – Corrida de Aniversário de São José (21 de julho) e Corrida do Aniversário de Eugênio de Melo (1º de setembro). As demais são corridas privadas.
Ranking Joseense
Todas as provas são válidas na classificação do Ranking Joseense. Para participar do ranking é obrigatório ser morador de São José dos Campos no período que compreende o calendário do circuito e participar de, no mínimo, 5 das 15 provas.
Para as provas com percurso até 5 quilômetros, a idade mínima é 16 anos. Para percursos de 10 até 21 quilômetros, 18 anos completos até 31 de dezembro deste ano.
Serão formados rankings individuais, masculinos e femininos, e por equipes, inclusive para PCDs (Pessoas com Deficiência).
Meia Maratona
O calendário prevê ainda três meias maratonas na cidade nos dias 30 de junho, 7 de julho e 22 de setembro.
Confira o calendário completo.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.