O Campeonato Paulista de 2025 voltará a contar com clubes que há muito tempo não disputam a elite estadual.
Com Juventus-SP, Noroeste, Portuguesa Santista e Velo Clube entre os semifinalistas, é certo que, independentemente de quem suba, a principal divisão do futebol paulista contará com retornos de equipes que estão há, pelo menos, há mais de uma década sem disputá-la.
Veja abaixo há quanto tempo cada um dos semifinalistas da Série A2 não disputa a elite estadual:
Responsável por eliminar o líder da primeira fase, o São Bento, o Noroeste é o semifinalista que esteve há menos tempo em uma edição de Paulistão. Isso não quer dizer, no entanto, que seja algo recente: foi no longínquo ano de 2011, há mais de uma década.
O Norusca terminou aquela edição na penúltima colocação e, desde então, perambulou pelas divisões inferiores, entre A2 e até mesmo o quarto e, à época, último nível estadual.
O Alvirrubro conquistou a Série A3 em 2022 e, no ano passado, também chegou à semifinal, mas acabou vendo o Novorizontino avançar e ficar com o acesso.
No ano em que contou com nomes como o pentacampeão Vampeta e Fernando Diniz no seu elenco, o Juventus disputou o Paulistão pela última vez. Foi em 2008, temporada em que o Moleque Travesso terminou na 17ª colocação e não evitou uma nova queda após alguns anos alternando entre a elite e a A2.
Desde então, o tradicional clube que já chegou a conquistar o título da Série B na década de 1980 alternou entre segunda e terceira divisões.
Em 2016, o Juventus retornou à segunda divisão, onde permanece desde então. Esta é, no entanto, a primeira vez que o time chega a uma semifinal e se mostra um real candidato a brigar pelo retorno à elite.
A Portuguesa Santista participou de um Paulistão pela última vez em 2006. Na ocasião, a Briosa tinha como goleiro ninguém menos que Ronaldo Giovanelli, que penduraria as luvas justamente após aquela edição.
A queda subriga pelo clube ainda naquela década, porém, foi vertiginosa. Tamanho foi o declínio que a equipe chegou ao fundo do poço caindo para a última divisão estadual em 2010.
Depois de várias temporadas em situação crítica, a Portuguesa Santista enfim deixou a Bezinha em 2016. Dois anos depois saltou para a A2, mas só agora avança à semifinal com chance de brigar pelo acesso.
Única equipe a vencer os dois jogos das quartas de final com duas vitórias, o Velo Clube definitivamente fará história se conseguir o acesso.
O Galo Vermelho fez sua primeira e única participação na elite estadual há nada menos que 45 anos, em 1979. No mesmo ano, porém, a equipe de Rio Claro terminou o Paulistão na lanterna e retornou à Série A2 da época.
Desde então, o Velo passou por todas as divisões inferiores, mas voltou a dar alegria ao seu torcedor na década de 2010, saltando da quarta para a segunda divisão. É bem verdade que o clube voltou à A3 anos mais tarde, em 2017, mas faturou o título da divisão em 2020 e agora, em seu terceiro mata-mata consecutivo, enfim avança à semifinal.
O Corinthians FC derrotou o Vasco da Gama por 2 a 1 e conquistou o título de campeão da primeira divisão da Copa Popular de Futebol Amador, categoria 40 anos. A partida foi disputada na tarde deste sábado (23) no campo Toca do Leão, no Alto da Ponte.
O Vasco chegou à final com a melhor campanha do torneio, mas foi o Corinthians quem saiu na frente com gol de César. Em cobrança de falta na gaveta, o Vasquinho empatou ainda no primeiro tempo, com Marcio.
Na segunda etapa, o Corinthians foi melhor e criou pelo menos sete chances claras de gol, com destaque para o goleiro Clodoaldo, o melhor da partida, com grandes defesas.
De tanto insistir, o Corinthians foi buscar o segundo gol marcado pelo zagueiro Fabião, de cabeça. O goleiro do Vasco chegou a defender, mas com o gramado molhado a bola deslizou e entrou no fundo do gol.
Na classificação geral do campeonato o Vasco, vice-campeão, terminou com a melhor campanha, somando 48 pontos em 18 jogos, com 16 vitórias e duas derrotas. Já o campeão Corinthians somou 43 pontos, com 14 vitórias, um empate e três derrotas em 18 partidas disputadas.
Após a partida, as equipes recebem os troféus medalhas de campeões e vices. Também receberam troféu os destaques do campeonato, como o artilheiro do campeonato, Thiago Elias, do Corinthians, com 20 gols marcados, e o treinador João Carlos de Souza Silva, também do Corinthians, eleito o melhor técnico da competição. A defesa menos vazada foi a do Paraíso, com 16 gols sofridos.
A Copa Popular é promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.