Como costumava dizer o extraordinário narrador esportivo Fiori Giglioti; “O tempo passa torcida brasileira”, hoje dia 25 de fevereiro faz exatamente 24 anos da estreia de Zico, um dos maiores jogadores da nossa história, com a camisa da seleção brasileira.
Foi dia 25 de fevereiro de 1976 em um jogo válido pela antiga Taça do Atlântico, contra o Uruguai em Montevidéu.
O Brasil era comandado por Oswaldo Brandão (que havia entrado no lugar de Zagallo após a Copa de 1974) e a seleção passava por uma boa reformulação.
Zico já jogava e bem no Flamengo desde 1973. Em 1974 foi um dos destaques do time campeão carioca. No ano seguinte já se esperava sua convocação para seleção, mas ela só veio em 1976.
E logo na sua estreia ele fez um gol e de falta, uma de suas marcas registradas. esse foi o primeiro dos 66 gols que o Galinho de Quintino marcaria com a camisa canarinho, sendo 5 deles em Copas do Mundo. No total, Zico fez 88 jogos vestindo a camisa do Brasil. Em 1971 ele já havia jogado 5 partidas no time sub 20 e feito 1 gol.
Desse ano até 1986 o ex meia do Flamengo foi sempre presença certa na Seleção Brasileira. Jogou 3 Copas do Mundo (1978 -1982 e 1986) e foi um dos maiores ídolos não só do Flamengo mas de toda torcida brasileira.
Veja a ficha técnica deste jogo
BRASIL 2 X 1 URUGUAI
Competição: Taça do Atlântico
Dia 25 de fevereiro de 1976
Local: Estádio Centenário em Montevidéu -Uruguai
Árbitro: Roque Cerullo do Uruguai
Cartões vermelhos: Nelinho e Rivellino do Brasil e Roque Chagas do Uruguai
Gols: Nelinho e Zico para o Brasil e Ocampo para o Uruguai
Brasil: Waldir Peres, Nelinho, Miguel, Amaral e Marinho Chagas; Chicão, Zico e Rivellino; Flecha (Edu Bala), Palhinha e Lula (Getúlio) Técnico: Oswaldo Brandão
Uruguai: Hector Santos, Ramirez, De Los Santos, Roque Chagas e Moralles; Acosta, Daryo Pereira e Gimenéz; Muniz, Fernando Morena e Ocampo (Oliveira) Técnico: José Maria Rodriguez.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.