O Brasil era favorito para ganhar a Copa América desde antes mesmo que ela começasse. E além de ser favorito, pelos nossos conceitos, tinha obrigação de vence-la.
Afinal jogando em casa e contra adversários comuns, o título virou obrigação mesmo. E ele veio ontem, sem sustos, quando a seleção derrotou o Peru na final por 3 a 1 no Maracanã.
A campanha no geral foi boa, melhor que o futebol apresentado. 6 jogos com 4 vitórias e 2 empates. Uma vitória nos pênaltis (contra o Paraguai) e um sistema defensivo muito efetivo.
O Brasil só levou um gol na Copa. E de pênalti que não existiu, segundo opinião dos ex-árbitros que atuam como comentaristas na TV. Aliás ter uma defesa forte é marca registrada do técnico Tite.
Aqui faço algumas observações sobre o elenco:
a) Ganhou sem Neymar, nosso principal jogador. O único diferenciado, queiram ou não. Isso é mérito do técnico e do time.
b) Recuperou Gabriel Jesus. Como é muito jovem ainda,vai ter futuro na seleção. Saiu queimado da Copa da Rússia, mas sua ótimas atuações, os 2 gols marcados e os 2 passes dados nos jogos mais importantes contra Argentina e Peru, o recuperaram totalmente.
c) Teve Daniel Alves de volta. Ficou fora da Copa na Rússia por contusão. Aos 36 anos foi eleito o melhor jogador do torneio. Tem vontade e gosta de jogar pela seleção. Continua nos planos.
d) Revelou Everton Cebolinha. Esse foi o jogador que mais lucrou com a Copa em casa. De mero reserva a titular absoluto e artilheiro da competição.
e) Manteve alguns jogadores com qualidade. Alisson, Tiago Silva, Marquinhos e Casemiro foram bem.
f) Mostrou que Artur deverá ser o titular do time por muito tempo se jogar como jogou nas finais. Tocando a bola para frente e se apresentando sempre para iniciar os ataques.
g) Deixou claro que Roberto Firmino e Felipe Coutinho precisam de substitutos. Foram mal.
i) E teve um único jogador que começou em alta e terminou a Copa absolutamente esquecido: David Neres. O pior do time na Copa. Será que terá outra chance.
j) Definiu que o jogo do Tite é assim mesmo. Mais defensivo. E que se ele não quiser sair, será o técnico até a Copa no Qatar em 2022.
O nível geral do torneio foi fraco e a Argentina completou 26 anos sem ganhar um torneio. Já são 10 Copas Américas e 7 Copas do Mundo nesse período.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.