Texto extraído site www.ogol.com.br
No dia 30 de maio de 1909, pelo Campeonato Carioca, o Botafogo aplicou a maior goleada da história do futebol brasileiro em partidas oficiais. O Glorioso, que havia começado no futebol há apenas dois anos, enfiou 24 a 0 no Mangueira.
Disputado no antigo campo da Voluntários da Pátria, no bairro de Botafogo, o jogo foi um passeio. E era esperado que assim fosse: fundado em 1906, o Mangueira foi o grande saco de pancadas daquele Carioca.
O time da Zona Norte foi o último colocado daquela competição e já havia perdido nas duas primeiras rodadas para Haddock Lobo e Riachuelo. O Mangueira acabou naquele ano perdendo os últimos quatro jogos do Carioca por WO, por desistência, e só voltaria ao torneio em 1912.
Mas, voltando ao dia 30 de maio, o Glorioso não tomou conhecimento do enfraquecido rival. Naquele dia, o Mangueira teve de colocar alguns dirigentes em campo, já que muitos dos jogadores não puderam comparecer. Foram só dez representantes mangueirenses em campo. O goleiro foi Manuel, que era tesoureiro do clube e nunca tinha atuado na posição.
O resultado foi uma sacolada. Mesmo com um jogo de, na época, dois tempos de 40 minutos, menos que os 45 de hoje em dia, o Alvinegro conseguiu 24 gols. Nove na primeira parte, 15 no segundo. Na segunda metade, a média era de um gol a cada dois minutos e meio.
Gilbert Hime (9), Flávio Ramos (7), Monk (2), Lulú Rocha (2), Raul Rodrigues (1), Dinorah (1), Henrique Teixeira (1) e Emmanuel Sodré (1) balançaram as redes naquele dia.
O Glorioso, no fim do campeonato, acabou como vice-campeão, mas entrou para a história pela tarde de 30 de maio.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.