O futebol mineiro pode ser descrito, em minha opinião, antes e depois de 1966. Um ano antes o Mineirão foi construído e os 3 grandes de BH teriam mais visibilidade no cenário do futebol brasileiro, isso é um fato inegável.
Mas foi a partir do título de Campeão da extinta Taça Brasil pelo Cruzeiro, que o futebol das alterosas entrou de vez no cenário nacional do futebol.
E não foi uma conquista qualquer não. Foi um título obtido em cima do Santos FC que era o atual pentacampeão. E com duas vitórias históricas.
A primeira delas no primeiro jogo no Mineirão com uma goleada espetacular de 6 a 2. E para coroar, uma virada sensacional no segundo jogo em pleno Pacaembu. Depois de estar perdendo por 2 a 0 e tendo Tostão desperdiçado uma cobrança de pênalti, a Raposa virou para 3 a 2 e ganhou seu primeiro título nacional.
E esse time cruzeirense ficou marcado na história do futebol brasileiro como um dos melhores da história. Jovens craques estavam surgindo como Tostão, Piazza, Natal, Raul e Dirceu Lopes.
Por isso esse esquadrão merece um espaço nessa nossa página de Grandes Times.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.