Este domingo (7) marca 67 anos da estreia de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, pela Seleção Brasileira. O primeiro jogo dele com a amarelinha foi contra a Argentina em 1957, em jogo que terminou em 2 a 1 para o outro país, no dia 7 de julho de 1957, no Maracanã.
Com Pelé, o Brasil conquistou três das cinco copas do mundo. O Atleta do Século morreu aos 82 anos, em 29 de dezembro de 2022 em decorrência de um câncer.
Certa vez, em entrevista sobre a estreia pela Seleção, Pelé disse: ” Quando meu pai [Dondinho] falou que eu tinha sido convocado para defender a seleção eu sorri e dei uns passos como sambista, achando que era brincadeira dele. Mas quando ele falou: Não brinca por que é verdade, eu quase chorei de alegria”.
A data que marca a estreia do maior jogador de futebol da história poderia ser de dupla celebração, com a conquista do Brasil às semifinais da Copa America, mas, a equipe comandada por Dorival Jr, acabou eliminada pelo Uruguai nos pênaltis, na noite de Sábado (6), nos EUA.
Alguns fatos marcantes do Rei no Maracanã:
1957: aos 16 anos, estreou com a camisa da seleção brasileira e marcou um gol;
1961: marcou um golaço contra o Fluminense, driblando oito adversários; o feito deu origem à expressão “gol de placa”, usada até hoje para definir belos gols;
1968: Pelé recebe a taça simbólica das mãos da rainha da Inglaterra, Elizabeth 2, após amistoso entre as seleções paulista e carioca, vencida por SP;
1969: marcou, de pênalti contra o Vasco, seu time do coração, o milésimo gol da carreira;
1971: aos 31 anos, se despediu da seleção brasileira.