Seleção foi a campeã da Mini copa realizada no Brasil
Elenco todo: Mário Américo, Leão, Rodrigues Neto, Vantuir, Brito, Gérson, Tostão, Leivinha, Sérgio Valentim e Nocaute Jack;
Eurico, Dirceu Lopes, Clodoaldo, Jairzinho, Rivellino, Rogério, Marco Antônio e Piazza;
Zé Maria, Luis Carlos Guálter, Dario Maravilha, Marinho Peres, Paulo César Caju e Lula. O técnico foi Zagallo.
A Taça Independência – também reconhecido como Mini copa – foi uma competição de futebol entre seleções nacionais patrocinado pelo Brasil como parte das comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil. O torneio foi realizado no período de 11 de junho a 9 de julho de 1972
A seleção brasileira ficou com o título ao derrotar Portugal por 1 a 0 no Maracanã com gol de Jairzinho de cabeça.
Um fato interessante para o futebol do Vale do Paraíba é que os dois goleiros convocados iniciaram suas carreiras jogando em São José dos Campos.
Leão que jogava no Palmeiras foi o titular e Sérgio Valentim que era jogador do São Paulo foi seu reserva.
O Brasil já não contava com Pelé, que havia se despedido da Seleção em 1971. Mas ainda tinha a base campeã na Copa do Mundo de 1970: Jairzinho, Tostão, Clodoaldo, Gérson e Rivelino, principalmente. O final foi a partida última de Gérson na seleção.
O time de Portugal era composto basicamente pelo time do Benfica: Eusébio, Jaime Graça, José Henrique, Humberto Coelho, Rui Jordão e Toni. Apesar da boa campanha nessa oportunidade, o time não conseguiria classificação para as Copas de 1974 e 1978. No total 15 seleções disputaram o torneio.
O iugoslavo Dušan Bajević foi o artilheiro da competição com 13 gols marcados.
O torneio foi disputado em 12 cidades: Aracaju, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.