time da grande final: Edson, Miranda, Gomes, Mauro, Neneca, e Zé Carlos; Capitão, Renato, Careca, Manguinha e Bozó.
No último dia 13 de agosto fez 41 anos da maior conquista do Guarani FC de Campinas. O título do campeonato brasileiro da série A em 1978.
Até hoje o Bugre de Campinas é o único time do interior do Brasil que ganhou o principal campeonato nacional de futebol.
E a final (naquele tempo era assim, e não pontos corridos que vigora desde 2003), foi contra o Palmeiras. Que estava iniciando sua longa fila de 16 anos sem ser campeão. O Verdão havia sido campeão paulista em 1976 e ficaria até 1992 sem ganhar um campeonato.
O Guarani campeão daquele ano foi forjado desde 1976. Teve como técnicos Diede Lameiro e Paulo Emílio, antes de chegar as mãos do mineiro Carlos Alberto Silva, que comandou a equipe na grande conquista. Em 76 o Bugre foi campeão do primeiro turno do Paulistão, mas caiu de rendimento na fase decisiva. Seguiu com um belo trabalho de revelar ótimos jogadores – Careca, Renato e Mauro são provas disso – e contratar jogadores já rodados e sem espaço em clubes grandes, casos de Zé Carlos que veio do Cruzeiro, Miranda do Corinthians e Bozó do Santos FC.
Some-se a isso um craque como Zenon que veio do Avaí de Santa Catarina e ninguém conhecia.
Ninguém, quando começou o campeonato ousava colocar o time campineiro entre, sequer, os 8 maiores favoritos. Mas o time foi se arrumando ao longo do torneio e chegou voando nas finais.
ganhou de 3 a 0 do Inter em pleno Beira Rio. Nas semifinais bateu o Vasco nos 2 jogos, em Campinas e no Maracanã. E na final ganhou também as duas partidas diante do poderoso Palmeiras.
Um super título ainda não igualado por outro time do interior de nosso país.
Abaixo você confere toda campanha do time e a ficha técnica da grande final.
Campanha total: 32 jogos – 20 vitórias – 8 empates e 4 derrotas – marcou 57 gols e sofreu 22
Classificação por fase:
1ª fase: 11 jogos com 5 vitórias, 4 empates e 2 derrotas
2ª fase: 8 jogos com 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas
3ª fase: 7 jogos com 6 vitórias e 1 empate
Quartas de final: 2 a 0 e 4 a 0 no Sport Recife
Semi Final: 2 a 0 e 2 a 1 no Vasco da Gama
Final: 1 a 0 e 1 a 0 no Palmeiras
Ficha do jogo final:
GUARANI 1X0 PALMEIRAS
Dia 13 de Agosto de 1978 -Estádio Brinco de Ouro da Princesa em Campinas
Árbitro: José Roberto Wright
Público: 27.086 pagantes
Gol: Careca aos 36 minutos do primeiro tempo
Guarani: Neneca, Mauro, Gomes, Edson e Miranda; Zé Carlos, Renato e Manguinha; capitão, Careca e Bozó. Técnico carlos Alberto Silva
Palmeiras: Gilmar, Rosemiro, Beto Fuscão (Jair Gonçalves), Alfredo Mostarda e Pedrinho; Ivo, Jorge Mendonça e Toninho Vanusa; Silvio, Escurinho e Nei. Técnico: Jorge Vieira
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.