A temporada de 1967 foi marcante para o Palmeiras. O time sagrou-se campeão brasileiro duas vezes no mesmo ano, sendo que uma destas conquistas, a do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, aconteceu há 55 anos, no dia 8 de junho de 1967, quando a equipe venceu o Grêmio por 2 a 1, com dois gols de César Maluco.
Com a conquista posterior da Taça Brasil, aumentou-se para três o número de títulos brasileiros na estante alviverde naquele ano. A controvérsia é exatamente neste ponto: como pode ter havido duas competições com peso de Campeonato Brasileiro no mesmo ano? Acontece que, diferentemente do zombado por rivais, os campeonatos eram diferentes, mas, atualmente, possuem valores iguais, conforme a CBF.
O Robertão começou a existir em 67. Era organizado pelas federações paulista e carioca, como uma ampliação do Torneio Rio-São Paulo, e com a inserção de clubes de outros estados (Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná). No total, foram 15 equipes participantes divididas em dois grupos, de oito e sete, nos quais todos se enfrentavam em turno único. No quadrangular final, Palmeiras, Grêmio, Corinthians e Internacional estavam classificados e jogaram turno e returno para definir o campeão, que acabou sendo o Palmeiras.
Já no segundo semestre de 67, o Palmeiras disputou a Taça Brasil, que era realizada em sistema eliminatório e indicava os representantes brasileiros à disputa da Libertadores do ano seguinte. Somente participavam o atual campeão e os vencedores dos estaduais anteriores (de 1966). Como o Alviverde foi campeão paulista na ocasião, entrou diretamente nas semifinais, eliminou o Grêmio e, na final, conquistou o título em cima do Náutico. É por isso, então, que são considerados dois ‘Brasileiros’ no mesmo ano, porque, afinal, foi somente a partir de 1971 que as competições foram unificadas e se transformaram em Campeonato Brasileiro.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.