O título dessa coluna parece uma frase do grande jornalista Roberto Avallone, recentemente falecido. Ele costumava levantar um braço ao dizer algo de impacto e dizia: exclamação ou interrogação.
Falo isso porque a Taça Libertadores hoje é mesmo uma obsessão para algumas torcidas. Mais do que seus próprios times. mas precisa tudo isso? Nenhum torcedor brasileiro mais é feliz se seu time não ganha a dita-cuja dessa taça?
Ano passado o Palmeiras foi campeão brasileiro. Ganhou o principal campeonato disputado no país. mas alguns torcedores e cronistas esportivos disseram que o ano foi perdido pois o objetivo máximo do Verdão não foi conquistado. E qual era esse objetivo? A tal Libertadores.
Mesmo fechando o ano com uma incrível festa de sua torcida após o título confirmado contra o Vasco em São Januário no fim de novembro, alguns ainda diziam que 2018 não tinha sido um grande ano para o velho Palestra.
Então, de 2000 para cá, somente em 2005 com São Paulo, 2006 e 2010 com Internacional), 2011 com Santos, 2012 com Corinthians, 2013 com Atlético Mineiro e 201 7 com o Grêmio, é que houve festa e graça para alguns poucos (6) times brasileiros. Nos outros anos, como nenhuma equipe desse Brasilzão ganhou a “liberta”, não teve nenhuma comemoração.
Não é bem assim não senhores. Ganhar a Taça Libertadores da América é sim sinal de força e prestígio, mas não vence-la, não denigri ninguém.
Mas estou falando isso porque ontem o Galo Mineiro e não mais tão vingador assim (como diz parte do seu hino) foi E-L-I-M-I-N-A-D-O (como gostam de provocar os adversários, ainda na fase de grupos do torneio. É feio? Sim. Concordo. mas o mundo não vai acabar. E o ex-soberano São Paulo FC – que nos últimos 11 anos ganhou apenas uma simplesinha Copa Sul Americana em 2012 – que foi eliminado ainda na fase preliminar da competição??
Penso eu que os clubes e seus respectivos torcedores devem encarar a conquista da Libertadores como uma glória e não como obsessão. Porque não é fácil. vejam vocês que agora em 2019 está sendo disputada a 60ª edição o torneio e entre o os times brasileiros quem tem mais conquistas tem míseras 3. Santos, São Paulo e Grêmio detém essa primazia. E olha que Botafogo e Fluminense, dois dos grandes do nosso esporte bretão ainda não venceram nenhuma vez. Mas eu concordo que ganhar essa “bandida” copa é muito bom.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.