Um recorde do Campeonato Brasileiro que tem o Flamengo comemorando o título deste ano de 2019, dificilmente deverá ser batido. E ele pertence a Edmundo, o Animal. Um feito até hoje insuperável que foi visto de perto por apenas 1.313 torcedores. Na noite de 11 de setembro de 1997, em São Januário, Edmundo escreveu o seu nome na história da competição com os seis – e todos – gols do Vasco na vitória por 6 a 0 sobre o União São João de Araras. O primeiro com apenas 27 segundos de partida, em um frango do goleiro Adnan. O primeiro tempo terminou apenas 1 a 0. E na etapa final o artilheiro vascaíno fez a festa. Veja os gols dessa partida e repare no péssimo estado do gramado de São Januário.
Foi a única vez que um jogador fez seis gols em uma partida do Brasileirão.
E a marca de Edmundo poderia ser ainda mais impressionante, já que ele desperdiçou um pênalti, defendido pelo goleiro Adinam, quando o placar marcava 5 a 0.
Uma curiosidade da partida: o recorde poderia não ter acontecido se não fosse pelo treinador Antônio Lopes. Após marcar o quarto gol, Edmundo chegou a pedir para ser substituído após sofrer uma pancada. Lopes decidiu seguir a orientação do médico Clóvis Munhoz, que garantiu que o jogador poderia permanecer em campo.
Craque do Brasileiro de 1997, conquistado pelo Vasco, Edmundo também foi o artilheiro da competição, com 29 gols. Até o jogo contra o União São João, pela 17ª rodada da competição, o camisa 10 vascaíno tinha apenas cinco gols na competição. Em uma só partida, mais do que dobrou a sua marca.
Outro fato interessante sobre os dois times envolvidos nesse jogo. O Vasco foi o campeão daquele ano com 21 vitórias em 33 jogos. Já o União de Araras foi o lanterna do torneio e rebaixado para série B de 1998 com apenas 2 vitórias em 25 jogos disputados. O seu técnico nessa partida era o herói corintiano do título de 1977, o ex-jogador Basílio.
O Brasileiro de 1997 teve a presença de 26 clubes.
Ficha do Jogo
VASCO DA GAMA 6X0 UNIÃO SÃO JOÃO
Dia 11 de setembro de 1997 no Estádio de São Januário (RJ)
Árbitro: Cléver Assunção Gonçalves (MG)
Cartão Vermelho: Balu aos 27 minutos do segundo tempo
Público: 1.313 pagantes – Renda: R$ 14.390,00
Gols: Edmundo aos 27 segundos do primeiro tempo e aos 23, aos 27, aos 29, aos 34 e aos 44 minutos do segundo tempo.
Vasco: Márcio, César Prates, Alex Pinho, Mauro Galvão e Felipe; Nasa (Felipe Carvalho), Luisinho (Odvan), Juninho Pernambucano (Mauricinho) e Ramón,; Edmundo e Pedrinho. Técnico: Antonio Lopes
União São João: Adinam, Paulo Salles, Lica, Balu, Léo, Augusto, Ricardo Lima, Kelly (Vágner), Mazinho (Leonardo (Jefferson)), Itamar e Lizandro. Técnico: Basílio.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.