Na foto do historiador Moacir dos Santos, Edmar comemora um gol pelo Taubaté em 1980.
Não é raro que um campeonato paulista tenha seu principal artilheiro jogando em algum time do interior.
O primeiro a conseguir essa proeza foi o atacante Téia da Ferroviária de Araraquara que em 1968 liderou a artilharia do torneio marcando 20 gols.
Três jogadores do Botafogo de Ribeirão também já foram artilheiros do Paulistão. Geraldão em 1974, Sócrates em 1976 e Chiquinho em 1984. Além deles, Kita da Inter de Limeira em 1986, Luis Fernando do América de Rio Preto em 1979 e Válber do Mogi Mirim em 1992 foram outros que também tiveram essa primazia.
O Taubaté teve o principal artilheiro do campeonato de 1980. O centroavante Edmar que depois jogaria por Guarani, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Palmeiras, fez 17 gols na volta do Burrão a principal divisão do futebol paulista.
Em 1987, Edmar foi de novo artilheiro do Paulistão. Fez 19 gols jogando pelo Corinthians.
Em 1989, quando foi vice-campeão, o São José teve o atacante Toni dividindo a liderança da artilharia do torneio com Toninho da Portuguesa de Desportos. Ambos marcaram 13 gols cada. Toni veio para o São José do Guarani de Campinas e logo após o Paulistão foi vendido para o Valência da Espanha.
Os últimos dois gols de Toni foram na histórica vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians no segundo jogo da semifinal.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.