Os 16 clubes irão brigar por duas vagas de acesso a Série A1 de 2023. Taubaté ainda não anunciou o nome do técnico que vai comandar a equipe no campeonato.
Com o acesso definido no Campeonato Paulista da Série A3 deste ano, já estão definidos os 16 participantes da Série A2 de 2022. Primavera, Linense, São Bento e São Caetano são as novidades.
O Linense como campeão e o Primavera de Indaiatuba como vice foram os premiados com o acesso da Série A3.
O EC Taubaté vai, de novo, pela sétima vez seguida tntar o acesso para a principal divisão do futebol paulista.
A última vez que o Burro da Central disputou a A1 foi no longínquo ano de 1984.
São Bento e São Caetano, por outro lado, subiram em 2020 e caíram neste ano. Deste modo, vão ter que disputar mais uma vez o acesso. Os outros 12 representantes são aqueles que se mantiveram na divisão.
Vale ressaltar que os seis presentes no mata-mata da Série A2 deste ano, mas que não conseguiram o acesso, além dos dois rebaixados da Série A1, possuem a vantagem de disputar oito das 15 rodadas da primeira fase como mandantes.
Confira os 15 adversários do Taubaté na A2 do ano que vem. Nesta temporada de 2021 o Burrão foi apenas o 13º colocado.
União Suzano e Matonense subiram da segunda divisão neste ano de 2021 e serão adversários da Águia do Vale no campeonato
Os 16 clubes que disputarão a Série A3 do Campeonato Paulista em 2022 estão definidos. Neste final de semana, Matonense e USAC confirmaram seus acessos na Segunda Divisão, voltaram ao terceiro nível do futebol paulista e fecharam a lista de participantes.
Com um investimento forte para essa temporada e contando com o treinador Ricardo Costa, que conseguiu seu quinto acesso nas últimas seis temporadas de Bezinha, o USAC confirmou seu retorno à Série A3 após 28 anos.
A Matonense, por sua vez, começou a Segunda Divisão instável, mas trouxe o treinador Marcos Campagnollo, cresceu de produção e confirmou o acesso, voltando ao terceiro nível do futebol paulista após três temporadas na segunda divisão paulista.
A dupla se junta aos 12 participantes que não subiram nem caíram na última edição da Série A3 e a Sertãozinho e EC São Bernardo, rebaixados na Série A2.
A Série A3 de 2022 tem previsão para começar entre o final de janeiro e o começo de fevereiro.
O regulamento será o mesmo dos últimos anos. Todos contra todos em um turno único, com os 8 melhores se classificando para o mata-mata. O campeão e o vice subirão para a série A2 de 2023.
Já os 2 últimos colocados cairão para segunda divisão de 2023.
O SÃO JOSÉ EC terá como adversários os seguintes times:
– Bandeirante de Birigui
– Barretos
– Capivariano
– Comercial de Ribeirão Preto
– Desportivo Brasil de Porto Feliz
– EC São Bernardo
– Marília
– Matonense
– Nacional da Capital
– Noroeste de Bauru
– Olímpia
– Rio Preto
– Sertãozinho
– União Suzano e
– Votuporanguense
Edson Vieira tem 56 anos e seu último clube foi o Atibaia na A2 deste ano.
Texto do site www.jogando juntos.com.br do repórter Valtencir Vicente
O São José anunciou a contratação do experiente técnico Edson Vieira para o próximo Campeonato Paulista da Série A-3. Ele e o gestor de futebol Robertinho da Padaria já estão sondando jogadores e montando o elenco para a pré-temporada que deverá ser aberta em novembro. Alguns que passaram pelo clube poderão voltar.
Em outubro de 2019, ao ser eleito presidente do São José para um mandato de três anos, o presidente Celso Monteiro deixou a direção do futebol com o gestor Robertinho da Padaria. De pronto, foi contratado o gerente de futebol Edmar Costa, irmão e assistente do técnico Ricardo Costa que voltaria ao clube em março ou abril de 2020, após dirigir o Capivariano no Paulista da Série A-3.
Em março de 2020, a pandemia suspendeu as todas as competições esportivas e o Paulista da Segunda (4ª) Divisão, que começaria em abril, foi realizado somente nos últimos quatro meses da temporada.
Como o São José foi campeão e atingiu o principal objetivo que era o acesso à Série A-3, Ricardo Costa foi mantido. No entanto, para aliviar a sobrecarga de compromissos, Robertinho da Padaria trouxe o gerente de futebol Eduardo Ferreira que também passou a trabalhar na montagem do elenco.
No campeonato da Série A-3 do primeiro quadrimestre deste ano, uma troca de técnico durante a fase de classificação trouxe Renato Peixe para o lugar de Ricardo Costa. O time atingiu o objetivo de avançar ao mata-mata da reta decisiva, mas acabou eliminado pelo Linense nas quartas de final.
Liberando a comissão técnica e o gerente Eduardo Ferreira, Robertinho da Padaria e Celso Monteiro passaram a pensar na temporada 2022. E considerando que seria melhor voltar a ter uma participação mais próxima, Robertinho contratou um técnico experiente e com o qual formará o elenco da próxima competição.
Edson Vieira é um dos técnicos mais experientes do futebol do interior de São Paulo. Já foi campeão com São Bento de Sorocaba na série A-3 em 2012.
Na tarde desta terça-feira, dia 19 de outubro, foi encerrada a fase de grupos da Copa Paulista. Com todos os jogos da rodada disputados simultaneamente às 15h, ficaram definidos os confrontos das quartas de final. Os oito classificados disputam quatro vagas nas semifinais em duelos de ida e volta.
O jogo que chama a atenção será o confronto entre as duas equipes de São Bernardo do Campo.
O EC Taubaté que estava no grupo 4 folgou na rodada mas já estava eliminado do torneio. A equipe ficou em quinto e último lugar na chave com uma campanha muito fraca. Fez apenas 5 pontos em 8 jogos. Obteve apenas uma vitória, 2 empates e teve 5 derrotas.
Botafogo, EC São Bernardo, Noroeste, Portuguesa, São Bernardo FC, São Caetano, Votuporanguense e XV de Piracicaba são os times que seguem na disputa pelo título da competição, que dá vaga a uma competição nacional na próxima temporada.
O campeão poderá escolher entre o campeonato brasileiro da Série D ou a Copa do Brasil. Normalmente escolhe o campeonato nacional e o vice fica com a Copa.
A Portuguesa de Desportos é a atual campeã e busca o bi. O vice de 2020 foi o Marília AC que este ano não jogou o campeonato.
As equipes de melhor campanha decidem o jogo de volta em casa. Em caso de igualdade no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis. Veja a seguir os confrontos.
XV de Piracicaba (1º) x (8º) São Caetano
São Bernardo FC (2º) x (7º) EC São Bernardo
Botafogo (3º) x (6º) Noroeste
Portuguesa (4º) x (5º) Votuporanguense
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.