Pouca gente se lembra do jogo de despedida do rei Pelé com a camisa do Santos FC. Muitos se lembram da despedida dele pela Seleção Brasileira em 1971 no Maracanã lotado num jogo que terminou empatado em 2 a 2 com a Iugoslávia. Esse jogo teve TV ao vivo para todo Brasil, fato raro naqueles tempos.
Mas a derradeira partida do Rei pelo seu único clube no Brasil ficou meio perdida. Entendo eu que foi mal planejada. Não foi, por exemplo, um clássico contra seu maior freguês, o Corinthians ou seu maior adversário nos anos dourados de 1960 a 70, o Palmeiras.
Mas foi um jogo válido pelo campeonato paulista de 1974 numa quarta feira a noite e contra a… Ponte Preta. Nada contra o time campineiro, que teve a honra de participar desse momento histórico, mas era a despedida de Pelé. É bem verdade que houve uma meia despedida dele diante do Timão três dias antes no Pacaembu que recebeu mais de 66 mil torcedores. Jogo terminou 1 a 0 para o Corinthians e Pelé saiu inda no primeiro tempo sentindo dores na perna.
O jogo que teve o Rei vestindo pela última vez a gloriosa camisa 10 do Santos foi disputado dia 02 de outubro na Vila Belmiro com público de 20 mil torcedores. Pelé saiu aos 20 minutos do primeiro tempo depois de se ajoelhar no centro do campo com a bola a sua frente, abrir os braços em sinal de agradecimento e ser aplaudido pelo torcedor demoradamente. A vila Belmiro chorou naquela noite. Eram 21:19 horas. O Rei jogou pelo Santos por 18 anos, 06 meses e 26 dias. Marcou 1091 gols em 1106 partidas. Que média de gols por jogo senhores!!!
E vejam como são as coisas no futebol: quem substitui Pelé naquele jogo foi um desconhecido jogador de nome Gilson que nunca vingou no futebol.
Veja a ficha do jogo
SANTOS FC 2 x 0 AA PONTE PRETA
Dia 02/10/1974 – Vila Belmiro – Campeonato Paulista, Segundo Turno
Árbitro: Emídio Marques Mesquita
Gols: Cláudio Adão aos 44 minutos do primeiro tempo e Geraldo (contra) aos 11 do segundo tempo
Público: 20.258 pagantes
Santos: Cejas; Wilson Campos, Vicente, Bianchi e Zé Carlos; Léo Oliveira e Brecha; Da Silva, Cláudio Adão, Pelé (Gilson) e Edu. Técnico: Elba de Pádua Lima – Tim.
Ponte Preta: Carlos, Geraldo, Oscar, Zé Luiz e Valter; Serelepe e Serginho; Adilson, Valtinho (Brasinha), Valdomiro e Tuta. Técnico: Lilo.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.