Time corintiano que começou o jogo no dia da maior virada.
Eu pesquisei todos os jogos desde 1962 e só encontrei um que tenha tido essa virada de 0 a 2 para 4 a 3.
Me refiro aos jogos entre Palmeiras e Corinthians, conhecido como Derby e o de maior rivalidade em São Paulo.
Aconteceram várias viradas de 0 a 1 para 2 a 1. Para ser mais preciso, no período por mim citado acima, foram 11 do Timão e 8 do Verdão.
Algumas no finalzinho como uma que ocorreu no Pacaembu em março de 1968 com o alvi-negro virando com gols de Ditão aos 41 e Benê aos 44 do segundo tempo.
Mas o jogo que vamos aqui destacar foi memorável. Não valia taça, nem classificação para outra fase da competição.
Foi um jogo do primeiro turno do Paulistão de 1971 disputado no sistema de pontos corridos.
E tornou-se épico porque com 9 minutos de jogo o Verdão já ganhava por 2 a 0. Cesar marcou as 27 segundos e aos 8 minutos e meio.
Naquele tempo, virada em clássicos com placar contra dessa maneira, praticamente não ocorriam. No máximo o time que estava perdendo chegava ao empate.
Por isso naquela tarde muito fria de 25 de abril, o torcedor palmeirense que estava no Estádio do Morumbi, sentia que poderia até golear o grande rival.
Mas uma alteração feita no intervalo do jogo pelo técnico corintiano Francisco Sarno mudou a história da partida.
Ele colocou o jovem Adãozinho, cria das categorias de base no lugar do veterano Samarone e a história mudou totalmente.
Adão jogou mais que Rivellino, comandou o time, fez 1 gol e destruiu o time muito bom do Palmeiras.
Um jogo cheio de emoções, com um segundo tempo para ser registrado como um dos maiores do clássico.
Se aos 8 minutos da etapa inicial o Palmeiras já ganhava por 2 a 0, com 5 minutos o Timão fazia seu primeiro gol. e depois dos 24 aos 27 minutos saíram mais 3 tentos.
O craque do jogo, empatou aos 24, Leivinha pôs de novo o Verdão na frente aos 25 e Tião voltou a empatar aos 27 minutos.
E a cereja do bolo para o corintiano viria perto do final da peleja, com Mirandinha marcando aos 43 minutos. E naquele tempo não existia na regra, como tem hoje, os minutos a mais de recuperação. Fosse hoje talvez a partida fosse até os 50 minutos. Mas em 1971, acabou aos 45 mesmo e ponto final.
Um jogo inesquecível para as duas torcidas seja pela alegria ou pela tristeza, mas todos que viram a partida, assim como eu, sabem que presenciaram a maior virada da história dos Derbys até hoje.
Veja abaixo a ficha desse inesquecível clássico.
CORINTHIANS 4 x 3 PALMEIRAS
Local: Estádio do Morumbi dia 25 de abril de 1971 – Campeonato Paulista 1º turno
Árbitro: Armando Marques
Público: 60.445 pagantes
Expulsões: Leivinha e Rivellino aos 45 minutos dos segundo tempo
Gols: César Maluco aos 27 segundos e 8 minutos do primeiro tempo; Mirandinha aos 5, Adãozinho aos 24, Leivinha aos 25, Tião aos 27 e Mirandinha aos 43 minutos do segundo tempo.
Corinthians: Ado, Zé Maria, Luís Carlos, Sadi e Pedrinho; Tião e Rivellino; Lindoia ( Natal aos 16 do segundo tempo), Samarone (Adãozinho no intervalo), Mirandinha e Peri. Técnico: Francisco Sarno
Palmeiras: Leão, Eurico, Baldochi, Luis Pereira e Dé; Dudu e Ademir da Guia; Fedato, Hector Silva ( Leivinha aos 19 minutos do segundo tempo), César Maluco e Pio. Técnico: Rubens Minelli
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.