A história do Newell’s, tem origem na figura do inglês Isaac Newell, nascido em 24 de abril de 1853. Possuidor de um espírito aventureiro e fanático por futebol, ele deixou sua terra natal com a idade de 16 anos a bordo de um navio, rumo a Argentina. Em 1884, ele fundou o “Colégio Comercial Anglicana” instituição que futuramente iria dar origem ao clube. Naquele mesmo ano, traria de Inglaterra a primeira bola de couro e as primeiras regras oficiais de futebol para a Argentina e foi então que o colégio começou a alternar estudo com o futebol. Em 1900, Isaac então doente, entrega a direção do colégio ao seu filho mais velho, Cláudio.
O Newell’s Old Boys” foi fundado em 3 de novembro de 1903. O principal promotor foi Claudio Newell, que para a formação do registro oficial convidou alunos e ex-alunos do colégio, que fora fundado por seu pai. Na cerimônia, foi decidido o nome “Club Atlético Newell’s Old Boys” (Meninos do Newell), honrando a vida e obra de Isaac.
Com a combinação das cores das bandeiras da Inglaterra (terra de Isaac) e da Alemanha (terra de sua esposa Anne), o vermelho e preto, foi confiada a Ernest Edwards, um estudante da escola, a tarefa de conceber o primeiro uniforme do time.
Ao longo de sua participação em torneios oficiais, o Newell’s foi rebaixado apenas uma vez: foi na temporada de 1960.
Depois de várias campanhas para esquecer, o sofrimento de Newell, em 1960, o único rebaixamento de sua história. Em 1961, com o Diogo, Conceição e Zucca brasileira e o elegante “Professor” Roberto Bellangero como uma atração, e liderada por José Adolfo Celli Curti e, finalmente, a equipe ganha o torneio e sobe para primeira. No entanto, a partir de uma denúncia de “incentivo” nunca comprovada, o Tribunal de Penas AFA arbitrariamente decretou um desconto de 10 pontos, privando o clube de subida legítima obtidos no campo. Finalmente, em 1964, a liderança reivindicação tenaz chefiada pelo presidente Julio Palácios Cabanellas- encontrar uma resposta em Buenos Aires e Newell é reintegrado à Primeira Divisão. Um evento significativo da década, lembrou em 1961 a visita do Santos Pelé em um amistoso que terminou empatado. Os gols foram marcados por Pelé se para Santos e Diogo para jogadores Newell’s.Entre que se destacaram vestindo a jaqueta vermelha e preta na década de 50 e 60 anos são lembrados Daniel Musante, Jorge Bernardo Griffa, Federico Sacchi, Raul “La Bruja “Belém, Joseph” piolho “Yudica, Jorge Solari, Roberto Bellangero e Heraldo Bezerra.
Na década de 70, Newell’s Old Boys começa obter grandes resultados nos torneios da AFA. A partir de então será campeão da Primeira Divisão Argentina em (6) oportunidades, Torneio Metropolitano de 1974, Campeonato da Primeira Divisão 1987–1988, 1990–1991, Clausura 1992, Torneio Apertura 2004 e Torneio Final 2013.
Ao longo dos seus 100 anos, Newell’s Old Boys, também tem participado de um grande número de competições internacionais . A sua primeira participação remonta a 1911, quando interpretou o “Cup of Honor Cousenier” enfrentando o já extinto Club Uruguai. A mais significativa é a Copa Libertadores da América máxima competição continental, da qual já participou 7 vezes: 1975, 1988, 1992, 1993, 2006, 2010 (caindo na Pré-libertadores e em 2013. Os mais importantes foram nas edições de 1988 e 1992, onde alcançou a final, perdendo a primeira para o Nacional do Uruguai e a segunda perdendo para o São Paulo FC.
O Newell’s Old Boys tem como maior rival o Rosario Central. O clássico rosarino, Rosário x Newell’s, é um dos jogos de maior rivalidade da Argentina e da América do Sul, considerado o maior do interior argentino.
Também possui imensas rivalidades com as equipes do Colón e do Unión ambos da cidade de Santa Fé, capital da Província de Santa Fé, cidade esta que disputa com Rosario, a hegemonia política e econômica sobre a província. Também tem como rivais o River Plate, o Boca Juniors, o Club Atlético Independiente, o Racing Club e o San Lorenzo de Almagro.
No entanto, a grande rivalidade é mesmo com o Rosario Central, sendo um derby com uma história rica, com a partida deste clássico em 1905 (com a vitória de 1×0 do Newell’s Old Boys, com um gol de Faustino Gonzalez), e continuando até hoje, tendo os clube se enfrentado em diversas competições locais, nacionais, internacionais ou amistosas.
Texto extraído da wikipédia.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.