No dia da festa Antonio Taino recebendo uma placa comemorativa das mãos do grande esportista e Conselheiro do Taubaté, sr. Otávio Alves Correa Filho e Rubens Minelli recebe a sua das mãos do presidente Gilson Rezende, o Gilsinho. (foto do blog Moa Taubaté)
No dia 01 de novembro o EC Taubaté comemorou em grande estilo seus 105 anos de vida.
Fez uma belíssima homenagem aos dois únicos craques que estão ainda vivos do time que conseguiu o primeiro acesso do clube para primeira divisão do futebol paulista.
Antonio Júlio Taino com 90 anos e Rubens Minelli com 91 receberam camisas comemorativas e foram saudados com pompa pelos dirigentes e torcedores do Buruo.
O evento foi realizado na loja do Taubaté em um shopping da cidade.
O Taubaté subiu pela primeira vez nesse ano de 1954 e ficou até 1962 disputando a principal divisão do futebol paulista.
Voltou a elite do futebol bandeirante em 1980 e ficou até 1984. Agora está na A-2 e promete um time muito forte para 2020 na busca do acesso e da volta ao principal campeonato paulista.
Em 1954, o Esporte Clube Taubaté disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, e se classificado para a fase final. A primeira partida desta etapa foi contra o Comercial, da cidade de Ribeirão Preto, no campo do Bosque, em Taubaté.
O “Gigante do Vale”, como o clube era conhecido naquela época, venceu o Comercial por 6 a 3. Porém, na ocasião, o atacante Alcino entrou em campo sem estar com a sua documentação regularizada junto a FPF (Federação Paulista de Futebol). Por este motivo, o Comercial pleiteou os pontos da derrota, sendo prontamente atendido pela entidade esportiva.
Com isto, uma charge no diário esportivo Gazeta Esportiva se referiu ao Taubaté com um desenho de um burro. O animal, que seria motivo de chacota pelas torcidas adversárias, foi carinhosamente adotada pela torcida taubateana.
A denominação “Burro da Central” já existiu desde 1955, ano em que se encerrou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1954. Não é verdadeira a informação de que o complemento do apelido “da Central” só surgiu em 1968, após a construção do Estádio Joaquim de Morais Filho. Desde o início, o apelido era “Burro da Central”, pelo fato de passar por Taubaté a Estrada de Ferro Central do Brasil. Assim como já existiam a “Pantera da Mogiana” (Botafogo de Ribeirão Preto), o “Elefante da Noroeste” (C.A. Linense), também foi colocado no E.C.Taubaté, pelo jornalista Thomaz Mazzoni do jornal “A Gazeta Esportiva”, o apelido de “Burro da Central”.
Desta forma, os torcedores adotam o burro como mascote em camisas, bandeiras, adesivos e faixas.
Confira o texto escrito por Moacir dos Santos, o maior historiador do Taubaté e divulgado no blog MOA TAUBATÉ
Neste dia primeiro de novembro o E. C. Taubaté comemorou 105 anos de existência. A Diretoria programou atividades festivas coroadas de sucesso e muita emoção.
De inicio, na noite do dia primeiro na Loja/Museu do Burrão, diretoria, conselheiros, torcedores e imprensa, receberam os campeões do titulo de 1954 Toninho Taino e Rubens MInelli.
O presidente da Diretoria Executiva, Gilsinho e o presidente do Conselho Deliberativo Otávio entregaram aos homenageados, placas registrando o eterno agradecimento do Clube para esses ex-atletas.
Já emocionados, os homenageados foram surpreendidos com mais um importante detalhe da história. O Presidente em exercício da ACET Associação dos Cronistas Esportivos de Taubaté, jornalista Claudio Nicolini da TV e Rádio FM BandeVale, relembrou a primeira vez que o E. C. Taubaté jogou no gramado do Pacaembu, isso em 1955 em um amistoso contra a SE Palmeiras . E para completar, foi reproduzida a narração do segundo gol taubateano, nessa partida, de autoria de Rubens Minelli. A narração é do saudoso Fiori Gigliotti nos microfones da rádio Bandeirante de São Paulo, contagiando a todos os presentes.
CAMISA COMEMORATIVA A 100 ANOS DO TITULO DE 1919
Fundado em 1914, logo em 1919 o E. C. Taubaté ganhava seu primeiro título iniciando a galeria de conquistas. Ainda futebol amador, o EC Taubaté levantou a Taça do primeiro campeonato do interior. Em comemoração a esse primeiro titulo, a Diretoria resolveu desenvolver uma camisa com o mesmo designer do uniforme utilizado em 1919, camisa essa que será utilizada no anos de 2020 como uniforme oficial do E. C. Taubaté durante a disputa do Campeonato Paulista da Série A2. O troféu ganho naquele ano foi exposto no dia da festa.
Além dos títulos dos campeonato paulistas da atual A-2 em 1954 e 1979, o Burrão foi também campeão paulista da série A-3 nos anos de 2003 e 2015.
Hino do Esporte Clube Taubaté
“Nós somos a torcida alvi anil
O esporte é a nossa bandeira
Sentindo os chamados do Brasil
Estamos novamente na primeira
Nossa gente viril e capaz
De passar por todas as barreiras
O azul é o céu
O branco a paz
São as cores da nossa bandeira’
A nossa bandeira que a torcida conduz
Tem em seu emblema nosso espírito de luz
No nosso alvi-azul a ordem é lutar
E de norte a sul vai a garra mostrar”
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.