Na foto do arquivo pessoal do historiador taubateano, Moacir dos Santos, vemos: Orlando maia, Celso, Rossi, Ananias, Ivan e Rubens. Tek, Osmar, Gato, Mário e Evaldo. O massagista é Jorge Coutinho. Jogo contra o São Paulo dia 24 de agosto, que terminou 2 a 1 para o tricolor paulista. Zé Américo não jogou essa partida.
O dia 05 de outubro de 1958 ficou para sempre marcado na história do EC Taubaté. Foi nesse dia que o Burrão conquistou uma histórica vitória sobre o Santos FC.
O jogo foi disputado no antigo estádio do Taubaté, o Campo do Bosque, e o time praiano jogou com Pelé e tudo mais. Vale lembrar que Pelé havia sido campeão do mundo com a seleção brasileira na Suécia meses antes.. E foi quando ele ganhou o título de rei do Futebol.
Por onde o Santos passava, distribuía goleadas. Já tinha aplicado 8 a 1 no Ypiranga e 9 a 1 no Comercial, por exemplo. Para receber o Peixe em 5 de outubro, os torcedores lotaram o Campo do Bosque. O estádio recebia as partidas antes da construção do Joaquim de Morais Filho, o Joaquinzão, atual casa do Burro da Central, construída em 1967.
Mas com o Rei e tudo, o Santos não foi páreo para o Taubaté naquele dia. E quem brilhou foi o meia Zé Américo do Burro, que marcou 2 gols além de marcar com muita categoria tanto Pelé como Jair Rosa Pinto.
Do outro lado do campo, além de Pelé e Jair, estava Zito, o gerente iniciou a carreira no Burro da Central, antes de ir para o Santos, onde ficou conhecido por ser o jogador que o Rei mais respeitava.
O jogo foi histórico porque, entre outras coisas, o Taubaté foi apenas um dos três times que conseguiu derrotar os santistas naquela temporada. O time da região também fez boa campanha e ficou em nono lugar.
Veja a ficha desse memorável jogo:
TAUBATÉ 3X2 SANTOS
Local: Campo do Bosque em Taubaté
Dia 05/10/1958 – campeonato paulista
Público calculado em 7 mil torcedores
Árbitro: Juan Brozzi
Gols: Zé Américo aos 27 e Tek aos 30 min do primeiro tempo; Zé Américo aos 5, Hélio aos 14 e aos 38 minutos do segundo tempo.
Taubaté: Rossi, Orlando Maia e Zé Carlos; Celso, Ananias e Ivan; Tek, Zé Américo, Gato, Mário e Evaldo. Técnico: Aymoré Moreira
Santos: Manga, Ramiro e Feijó; Getúlio, Urubatão e Zito; Hélio, jair Rosa Pinto, Álvaro, Pelé e Pepe. Técnico: Lula
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.