É meus amigos, o tema é bem polêmico, eu sei. O tal do VAR ( não vou ficar escrevendo o nome completo dele em inglês, para dizer que é uma sigla, enfim, porque todo mundo já sabe o que esse maldito negócio), como dizia Chacrinha, o Velho Guerreiro: Ele veio para confundir e não para explicar.
E no meu modo de ver, está mais para Mr. Magoo que Mister M.
Tenho certeza de uma coisa: existe o futebol antes depois do VAR. Com o VAR o futebol ficou mais sem graça, mas concordo que mais justo em alguns casos.
Mas já vi tantos erros que a tal máquina não corrigiu que fico com um pé atrás. Está atrapalhando o futebol. Pode melhorar? Pode. E deve melhorar. Ser mais rápido e aparecer menos nos jogos.
Mas leia abaixo uma crônica do comentarista Benjamim Back, da Fox e do UOL. Concordo totalmente com ele, por isso faço questão de reproduzir aqui.
Não sou contra o VAR, sou contra quem opera o VAR!…
A arbitragem sul-americana atual é muito ruim, e com o VAR a coisa ficou pior ainda!
Não consigo entender como os árbitros com o auxílio do vídeo e de uma equipe para operar o aparelho, mesmo assim ainda conseguem errar na análise de um lance polêmico.
Aí alguém irá falar: “Calma, o sistema é novo e requer um tempo de adaptação”.
Mas eu discordo radicalmente! Desde a implementação do VAR já vi alguns lances que me deixaram perplexo e totalmente reticente ao seu uso, isso sem falar na demora ao tomar uma decisão, ou seja, o VAR tira a emoção e atrapalha o andamento da partida! “Ah, mas deixa o futebol mais justo”. Aonde??? ..
Diego Alves na partida contra o Athético Paranaense, por exemplo, pegou uma bola com a mão quase lá no meio-de-campo. Além de ter sido falta, o goleiro do Flamengo ainda deveria ter sido expulso. E o que aconteceu? Nada! Já no lance em que o VAR foi acionado para definir a marcação de um pênalti a favor da equipe paranaense, e acabou sendo assinalado uma falta em cima do Gabigol, o árbitro Anderson Daronco parecia estar numa reunião extraordinária na ONU!
Ele ouvia, falava, gesticulava… enquanto isso, o jogo parado por longos minutos e só faltou servir um chá com torradas para os jogadores dentro do campo… Bem, sou a favor da tecnologia no futebol, mas enquanto ela for operada por seres humanos, as minhas dúvidas não terão fim… –
PS. E NO SÁBADO, DIA 13 HOUVE A ANULAÇÃO RIDÍCULA DE UM GOL LEGA DO VASCO CONTRA O GRÊMIO. CULPA DO VAR, OU DE QUEM O OPERA.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.