texto do site da Federação Paulista de Futebol
O destaque negativo foi a queda do Santos FC para segunda divisão do campeonato brasileiro
O Palmeiras conquistou o Brasileirão pela 12ª vez nesta quarta-feira (6) depois de empatar contra o Cruzeiro em Belo Horizonte e coroou o desempenho dos clubes paulistas nas principais competições nacionais e internacionais de 2023.
Além da conquista do Brasileirão, o Verdão também levou o troféu da Supercopa do Brasil no começo do ano contra o Flamengo. O torneio é disputado pelos campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.
Outra campanha coroada com troféu foi a do São Paulo na Copa do Brasil. O Tricolor conquistou o título de forma inédita em 2023 depois de vencer Palmeiras nas quartas de final, Corinthians na semifinal e encerrar a caminhada vitoriosa contra o Flamengo em pleno Morumbi.
Os clubes paulistas também marcaram presença nas fases finais das competições internacionais disputadas. Na Copa Sul-Americana, o Corinthians foi um dos quatro melhores times do torneio, chegando até a semifinal da competição. O Palmeiras também chegou até a fase final de um torneio internacional, alcançando a semifinal da elite continental, a Copa Libertadores.
Outro destaque importante do futebol paulista foi o acesso da Ferroviária à Série C do Campeonato Brasileiro. A Locomotiva mostrou força depois do rebaixamento no Paulistão Sicredi e foi vice-campeã da Série D. O clube de Araraquara jogará a terceira divisão nacional pela quarta vez em sua história em 2024.
2023 foi um grande ano para o futebol paulista, com o maior número de clubes nas Séries A e B em mais de 10 anos, com 11 times do estado. Ao todo foram cinco representantes na divisão de elite: Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. A Série B contou com seis times paulistas: Botafogo de Ribeirão Preto, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta.
Comments are closed.
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.