A Prefeitura de São José dos Campos dará início, na próxima segunda-feira (17), à Operação Natal com o objetivo de reforçar a segurança e o ordenamento urbano na região central e nos principais corredores comerciais dos bairros.
A ação conjunta do DPME (Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana) com a GCM (Guarda Civil Municipal), da Secretaria de Proteção ao Cidadão, garantirá mais tranquilidade e organização durante o período de maior movimento nas compras de fim de ano.
A operação prevê o reforço do efetivo de fiscais e guardas municipais, com ampliação dos horários de permanência em campo, acompanhando a ampliação do horário de funcionamento do comércio.
Compromisso com a população
A Operação Natal seguirá até o fim de dezembro, podendo ser ampliada conforme a demanda e o movimento no comércio.
Com esta ação, a Prefeitura reforça seu compromisso com o ordenamento público e a segurança, proporcionando um fim de ano mais tranquilo para todos os joseenses.

O trabalho integrado dos fiscais e guardas tem sido efetivo | Foto: Adenir Britto/PMSJC
Trabalho intensificado
Além do centro, a ação abrangerá avenidas de grande fluxo, como Andrômeda (região sul) e Rui Barbosa (região norte), assegurando o cumprimento das normas municipais e coibindo o comércio ambulante irregular.
Durante o período da Black Friday, as fiscalizações também serão intensificadas devido ao aumento expressivo de consumidores nessas regiões.
Nova Base da PM
Por meio do programa São José Unida, a Prefeitura entregou, neste ano, a nova sede da 2ª Companhia do 1º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), localizada na rua Coronel José Monteiro, 407, na região central da cidade.
A nova estrutura representa mais um investimento estratégico no fortalecimento da segurança pública para a região.
Monitoramento inteligente
As ações de campo contam com o suporte do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que realiza o monitoramento 24 horas por dia.
As câmeras inteligentes do sistema utilizam tecnologia de reconhecimento facial, rastreamento de pessoas, objetos e veículos, além de detecção de movimento e tempo de permanência, auxiliando na identificação de situações suspeitas e na resposta imediata das equipes.
Paula Paz
Proteção ao Cidadão
MAIS NOTÍCIAS
Proteção ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou o processo de regularização fundiária dos núcleos urbanos informais Águas de Canindu e Chácaras Havaí, na região norte.
A empresa Frederico Vasconcelos Ribeiro ME, especializada em reurbanizações, foi contratada para execução dos serviços técnicos.
Entre eles, estão a elaboração de plantas, memoriais descritivos, levantamento socioeconômico e estudos ambientais. O último estágio prevê a titulação de até 1.000 lotes nos dois núcleos urbanos informais, quando as famílias receberão os títulos de posse.
Redução de riscos
Após a atualização do PMRR (Plano Municipal de Redução de Riscos) pela Prefeitura, houve a reclassificação de algumas áreas de risco, o que possibilitou novas perspectivas para a política fundiária urbana e habitacional.
Um exemplo é o ocorrido no núcleo urbano informal Chacaras Havaí, anteriormente mapeado com setores de risco muito alto e alto. Após o novo diagnóstico, essas áreas foram enquadradas como Setor de Monitoramento, o que dará maior celeridade ao processo de regularização.
Processo
Cerca de 100 núcleos informais passam por este processo de regularização atualmente, que compreende levantamento topográfico, coleta de documentos, constatação de posse e registro em cartório. A última etapa é a execução de obras de infraestrutura.
A regularização fundiária integra o Plano de Gestão 2025-2028. Além dos lotes já legalizados, outros 135 estão protocolados em cartório. Paralelamente, 149 títulos foram entregues diretamente nos loteamentos.
Cláudio Souza
Habitação e Regularização Fundiária
MAIS NOTÍCIAS
Habitação e Regularização Fundiária
O trabalho integrado entre as forças de segurança de São José dos Campos resultou na prisão de dois homens suspeitos de roubo na noite desta segunda-feira (10). A ação contou com o apoio direto do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que monitorou em tempo real a movimentação dos suspeitos e repassou as informações às equipes em campo.
A ocorrência teve início por volta das 23h25, na avenida Dr. Nelson D’Ávila, na região central. Após o acionamento via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), os operadores do CSI iniciaram a análise das imagens e identificaram dois indivíduos fugindo pela rua Turquia, sentido Linha Verde.
As informações foram transmitidas imediatamente à Força Tática da Polícia Militar, que iniciou o patrulhamento com base nos dados do monitoramento.
Com o auxílio das imagens, as equipes conseguiram localizar os suspeitos na área verde próxima ao Terminal Rodoviário Frederico Ozanan (Rodoviária Nova). A vítima reconheceu os autores e recuperou o celular subtraído. A dupla foi conduzida à Central de Polícia Judiciária, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Tecnologia e integração
O CSI é o coração tecnológico do programa São José Unida, integrado pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos e forças de segurança.
O sistema opera 24 horas por dia e já conta com 1.186 câmeras inteligentes espalhadas pela cidade número que será ampliado para 1.691 até o fim do processo de expansão em andamento.
Mais segurança
A integração entre tecnologia, inteligência e presença ativa nas ruas é o que sustenta o modelo de segurança pública de São José dos Campos. O trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal, as Polícias Militar e Civil e o CSI permite respostas rápidas, maior capacidade de investigação e ações preventivas mais assertivas.
Esse formato de atuação tem garantido redução consistente dos índices de criminalidade e mais tranquilidade para quem vive e trabalha na cidade.
Paula Paz
Proteção ao Cidadão
MAIS NOTÍCIAS
Proteção ao Cidadão
Nesta terça-feira (11), a Câmara Municipal sediou o encontro do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de São José dos Campos, organizado pela Frente Parlamentar Evangélica, presidida pelo vereador Claudio Apolinario (PSD) e composta pelos vereadores Marcelo Garcia (PRD) e Rogério da Acasem (Progressistas), que compuseram a mesa.
Os vereadores Milton Vieira Filho (Republicanos), Renato Santiago (União) e Senna (PL) também integram o grupo, mas não compareceram em função de outros compromissos.
Durante o evento, os vereadores da frente, criada em dezembro de 2024 para discutir políticas públicas alinhadas aos princípios da comunidade evangélica, apresentaram uma prestação de contas dos mandatos. Destacaram propostas em tramitação, projetos de lei aprovados e leis sancionadas esse ano.
Entre as leis citadas está a 11.102/2025, que institui a comemoração do Dia dos Pais e das Mães nas escolas e creches da rede municipal, anualmente na sexta-feira que antecede as datas nacionalmente reconhecidas. O objetivo é fortalecer vínculos familiares e valorizar as figuras materna e paterna, garantido o direito de não participação ao aluno cuja família tenha alguma objeção por razões religiosas ou filosóficas.
E a 11.140/2025 que cria um programa com o objetivo de oferecer rota pré-determinada e sinalizada destinada à passagem segura dos romeiros em peregrinação pelo município. Ambas de autoria do vereador Claudio Apolinario (PSD).
Em tramitação, mencionaram o PL 551/2025, do vereador Marcelo Garcia (PRD), que trata da liberdade religiosa e de expressão, permitindo a evangelização e manifestações de fé em espaços e vias públicas, pregação e distribuição de materiais impressos.
O café com pastores, como é chamado o evento mensal, reúne lideranças evangélicas da cidade para proporcionar diálogo. É a primeira vez que acontece na Câmara. Estavam presentes os vereadores Fernando Petiti (PSDB) e Zé Luís (PSD), o prefeito Anderson Farias (PSD), o vice-prefeito coronel Wilker, além do prefeito de Jambeiro, Aries Marioto Ferreira.
texto publicado pelo site globoesporte.com as 20:00 do dia 18/11/25
Os 12 grupos da primeira fase da Copa do Mundo de 2026 serão revelados no dia 5 de dezembro. O sorteio que define os confrontos das 48 seleções ocorrerá no Kennedy Center, em Washington D.C., às 14h (horário de Brasília). A data da cerimônia foi confirmada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em uma coletiva na Casa Branca.
Para o sorteio, o primeiro pote terá os cabeças de chave: os três países-sede (Estados Unidos, México e Canadá) e as nove seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa. O Brasil será um deles.
A Copa do Mundo de 2026 já tem 39 seleções confirmadas. As seis vagas restantes serão conquistadas na Data Fifa de março pela repescagem. Quatro seleções vão se classificar na Europa e outras duas nos playoffs que reúnem as outras confederações, que tem na disputa uma seleção da América do Sul, uma da África, uma da Ásia, uma da Oceania e duas da América do Norte/Central.
Com número recorde de 48 seleções, cada grupo da fase inicial da Copa contará com quatro equipes. Os dois países mais bem colocados de cada chave avançam para o mata-mata, assim como os oito melhores terceiros lugares.
O sorteio da Copa de 2026 também terá uma novidade especial. Torcedores de cada uma das 16 cidades-sede (duas no Canadá, três no México e 11 nos Estados Unidos) vão ter a chance participar de uma iniciativa para concorrer a um ingresso gratuito para o Mundial, incluindo uma experiência VIP. Um número selecionado de ingressos será alocado a cada um dos municípios que vão receber os jogos.
A fase de grupos terá 72 jogos, em todas as sedes, e acontecerá entre 11 e 27 de junho. A primeira parte do mata-mata irá de 28 de junho a 3 de julho, em 14 cidades. As oitavas de final ocorrerão em oito estádios, entre 4 e 7 de julho. A partir das quartas de final, a Copa do Mundo terá partidas apenas nos Estados Unidos.
Ser homem é cuidar do corpo e da mente. Este é o tema da campanha Novembro Azul em São José dos Campos, cujo objetivo é sensibilizar a população masculina para a importância de manter a saúde de forma integral.
Durante este mês, a Prefeitura promove várias ações que visam chamar a atenção desse público para tomar atitudes preventivas contra o câncer de próstata e diabetes. Sempre é bom lembrar que o diagnóstico precoce dessas doenças pode evitar a morte e promover uma vida saudável.
O principal evento será o Dia Azul, marcado para o dia 19, no Parque Vicentina Aranha (rua Prudente Meireles de Morais, 302, na Vila Adyana, na região central). Previstas para o período das 8h às 12h, as atividades serão no Bambuzal e são abertas a todos os interessados.
Entre elas estão o exercício de práticas orientais e o circuito com stands educativos multiprofissionais. Haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientação nutricional, prevenção de câncer, trailer da saúde bucal, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis e avaliação antropométrica.
Saúde do homem
Até o final do mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve terão programação específica para divulgar aos pacientes a importância da prevenção. As equipes vão realizar busca ativa de casos novos de diabetes – com aferição de pressão arterial e teste de glicemia pelos alunos das escolas parceiras – e infecções sexualmente transmissíveis, com oferta de teste rápido.
Profissionais vão dar orientações sobre a saúde do homem, abordando os fatores de risco que causam maior mortalidade no sexo masculino. Os usuários vão receber informações sobre prevenção, tratamento, prática de atividade física, dieta, cuidados com a saúde bucal e mental em pacientes diabéticos.
Campanha mundial
Mais do que uma campanha, o Novembro Azul é um chamado à ação para que homens de todas as idades reflitam sobre a importância dos cuidados preventivos existente nas áreas da saúde.
Apesar de grave, o câncer de próstata pode ser tratado quando detectado precocemente. Muitas vezes, porém, o estigma em torno da saúde masculina impede que os homens busquem ajuda. Por vergonha ou medo, eles postergam exames e consultas.
A iniciativa também está relacionada à conscientização sobre o diabetes, cujo dia mundial é comemorado em 14 de novembro. Além da prevenção da doença e das complicações, o foco é o tratamento multidisciplinar.
Vale ressaltar que outras causas de morte predominantes em indivíduos do sexo masculino, principalmente jovens e adultos, também estão no radar. Homens na faixa etária abaixo de 50 anos morrem mais por acidentes, homicídios e doenças vasculares do que por câncer de próstata.
Cuidar da própria saúde e se manter vivo é um ato de coragem. E também de amor a si mesmo e à família. Não só em um mês, mas um compromisso contínuo.
Exames preventivos
Em São José dos Campos, o atendimento preventivo é feito em qualquer unidade básica de saúde. O paciente nem precisa passar pelo médico.
A consulta de enfermagem pode ser solicitada na UBS. A enfermeira do acolhimento está capacitada a solicitar exame do câncer de próstata e diabetes (e neste último caso, a fazer o diagnóstico também).
Na linha de cuidado, o rastreamento de câncer de próstata por meio da dosagem anual de PSA (antígeno prostático específico) é para todos os homens após os 50 anos de idade. O objetivo é agilizar os exames daqueles com forte suspeita da doença.
Os pacientes identificados na rotina das UBSs são encaminhados para biópsia de próstata pelo próprio médico da rede básica. Com isso, há maior chance de diagnóstico rápido dos que têm alto risco de apresentar a forma mais agressiva da doença.
Para os pacientes em tratamento do câncer, é realizado um trabalho diário de acompanhamento por meio do Previna (Programa de Prevenção ao Câncer).
|
Câncer de próstata
|
Claudio Ferreira Ribeiro
Saúde
MAIS NOTÍCIAS
Saúde
© 2019. Futebol do Vale por Antonio Carmo.